Como a Ansiedade afeta o organismo

Tempo de Leitura: 04 minutos


Além de causar um prejuízo mental e emocional, a Ansiedade também pode te impactar de forma fisiológica.

Durante um episódio de Estresse ou Ansiedade o organismo se prepara para algo que a nossa mente considera perigoso, mesmo que nós encaremos essa ameaça de forma inconsciente, ou seja, sem nos darmos conta.

Para algo que nos ameaça, o corpo se prepara para dois tipos de reação: lutar ou fugir. Devido a essas reações, todo o organismo sofre alterações na sua estabilidade fisiológica.

Nos primeiros contatos com a Ansiedade

Quando nos estressamos ou ficamos ansiosos pela primeira vez o nosso corpo tenta assimilar o excesso de hormônios e neurotransmissores que produzimos para lutar ou fugir.

  • Problemas na Garganta – durante um pico de ansiedade, os fluídos do corpo são enviados para partes diferentes. A garganta fica seca, fica difícil de engolir, a voz fica aguda e estridente, e os músculos tensos.
  • Reações no fígado – quando o corpo produz mais cortisol (hormônio liberado quando estamos ansiosos ou estressados), o fígado produz mais glucose. Isso aumenta o nível de açúcar no nosso sangue. As pessoas com risco de diabetes, podem ter problemas com esse excesso.
  • Reações na pele – a resposta do organismo faz com que o fluxo sanguíneo aumente e se redistribua pelo corpo. Algumas pessoas ficam pálidas ou ruborizadas, suam frio.
  • Baço ativado – o corpo sente necessidade de mais oxigênio, e o baço descarrega mais glóbulos vermelhos e brancos. O organismo precisa de uma taxa de oxigênio de 300 a 400% a mais, para se preparar.
  • Tensão muscular – os músculos, preparando-se para lutar ou fugir, se tensionam. Pode-se ter dores pelo corpo.
  • Dor de cabeça, enxaqueca, dores nos ombros, dor na nuca – também são causados pela tensão muscular.

Efeitos a longo prazo da Ansiedade

Esses efeitos podem acontecer se você estiver passando por momentos de estresse e/ ou ansiedade de forma constante e com frequência.

  • Estômago – maior suscetibilidade a úlceras. Problemas de digestão, como refluxo, inchaço, diarreia, e até descontrole intestinal.
  • Sistema Imunológico – a defesa do seu organismo cai. Isso aumenta a ocorrência de doenças, infecções e inflamações.
  • Coração – problemas cardiovasculares, como arritmia, um risco aumentado de ataque cardíaco, devido à frequência cardíaca que fica constantemente elevada.
  • Pressão alta – o organismo necessita de uma pressão mais alta para essa reação de luta e fuga, mas a frequência em que a pressão sobe, deixa o corpo mais suscetível à hipertensão.
  • AVC – todas essas alterações também aumentam a probabilidade de acontecer um acidente vascular cerebral.
  • Pulmões – enfraquece a função respiratória.
  • Cérebro – sobrecarrega o sistema nervoso. Dificuldade para dormir ou ter uma noite de sono de qualidade. Alterações na estrutura e no funcionamento do cérebro. Perda de memória, tanto de coisas que vivemos a pouco tempo, como a muito tempo atrás. Dificuldade em se concentrar.
  • Pele – envelhecimento precoce da pele. Inchaço. Eczema.
  • Ganho de peso / Obesidade – geralmente, come-se mais durante episódios de ansiedade e o organismo têm dificuldade em processar o excesso de açúcar, como já mencionamos em relação ao Fígado.

A ansiedade é fundamental para nossa sobrevivência. Precisamos dela para reagir diante de uma situação de conflito, e até mesmo para nos impulsionar a realizar coisas importantes no nosso dia a dia. No entanto é fundamental estarmos atentos ao excesso dela na nossa vida.

Estar sempre submetido ao Estresse e Ansiedade pode realmente nos levar a quadros graves de saúde.

Fiz um vídeo com dicas práticas para você aprender a administrar a sua ansiedade. Assista

Mas se mesmo assim estiver difícil administrar tudo o que tem acontecido, e você tem se sentido muito estressado ou ansioso, me procure. Podemos trabalhar juntos para te dar uma qualidade de vida muito melhor!

Vamos conversar? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *