Mágoas no Casamento

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você já se sentiu ferido pelo seu cônjuge ou por alguma situação específica no seu casamento? Há mágoas no casamento?

Vamos falar um pouquinho sobre isso hoje?

A mágoa é um sentimento incômodo, que pode ser raiva, tristeza, pesar ou algo do gênero, em relação a alguma coisa que aconteceu, ou a alguém.

Então precisamos entender que se magoar é normal, mas não podemos alimentar esses sentimentos, porque as mágoas não resolvidas no casamento, adoecem a relação.

E para ter um bom relacionamento com o seu cônjuge é fundamental entender que TODOS OS SERES HUMANOS ERRAM. E muitas vezes nos esquecemos disso, não é?

Pensamos que as pessoas são perfeitas, mas não são. Precisamos desenvolver tolerância e perdão. Precisamos ver o outro com mais empatia e paciência.

Claro que não estamos falando de qualquer tipo de violência (sexual, moral, psicológica, ou física), e repetidas traições. Mas muitas vezes lidamos com coisas do dia a dia como se realmente fossem muito graves. Isso traz um desgaste pro casamento.

Quando estamos magoados, geralmente responsabilizamos o outro pelo que estamos sentindo. Mas muitas vezes não entendemos o que exatamente temos sentido.

Avalie o que você sente

Dê nome ao seu sentimento, entenda porque você ficou magóado (a). Sem esses passos é impossível entender o que aconteceu e, juntos, tentarem resolver esse problema.

Pra isso, você precisa fazer o movimento interno, de olhar pra si mesmo (a) e não pra atitude do outro.

Talvez seja desagradável fazer essa introspecção, porque, em alguns momentos temos certas responsabilidades pelo que estamos sentindo. E é muito mais fácil jogar todo o fardo pro outro, do que admitir onde temos que mudar.

Mas sem esse movimento, quem sofre é a sua relação. Seja honesto (a) consigo mesmo. Isso vai trazer mais maturidade pra você e pro seu casamento.

Comunique-se!

Vimos no artigo Comunicação no casamento, o quanto é importante a comunicação.

Se você está magoado (a) seu cônjuge precisa saber o que aconteceu pra poder te ajudar a lidar com o que está sentindo e ver o que precisa ser alterado.

Diga, de forma clara, o que tem sentido. Reconheça onde você errou e diga o que gostaria que ele (a) fizesse de diferente pra que não acontecesse mais essa situação.

Juntos, vocês podem construir um casamento muito mais forte.

Você já viu o vídeo que fizemos no Youtube, especialmente pra falarmos sobre mágoas no casamento? Dá uma olhadinha!

E se tiver com alguma dificuldade no casamento que não esteja conseguindo resolver, entre em contato comigo.

Vamos conversar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *