Tempo de Leitura: 03 minutos
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um motivador muito forte de grande ansiedade e inquietação. Há relatos de pessoas que realmente sofrem muito, inclusive, apresentando sintomas físicos. Mas por que isso acontece?
Estudo preparatório
Um dos fatores que geram grande ansiedade é a dúvida de como se preparar para a prova, já que nem todos têm acesso a cursinhos preparatórios.
Mas mesmo que se tenha acesso ao cursinho, ainda há dúvidas em relação aos conteúdos. “será que eu sei o suficiente para essa matéria?”, “será que essa questão vai cair na prova?”, “será que sou inteligente o suficiente para entender isso?”.
E essas são inquietações naturais diante de algo que se tem muita expectativa.
Então saiba que você não está sozinho. Todos os estudantes têm esse tipo de insegurança, faz parte da situação.
No entanto, todo dia acorde disposto a dar o seu melhor e ao final do dia descanse sabendo que fez exatamente isso.
Existem cursinhos preparatórios gratuitos. Para o estudo em casa vale tudo. Aposte em vídeos, apostilas para download gratuitas, livros específicos, etc.
Vai fundo. Não tenha preguiça porque é algo que se planta agora, no dia a dia, para colher lá na frente.
Desempenho na prova
Uma das preocupações comuns também é como se organizar no dia e na hora da prova.
Medo de não conhecer o local e se perder indo para o exame, ou chegar atrasado são muito comuns.
Há também a insegurança de não conseguir responder a todas as questões, e a fazer uma redação interessante dentro do tempo.
Em relação a este aspecto, procure simulados, e faça-os. Verifique seu tempo em cada questão e busque ir se organizando, desde já. Não espere chegar no dia para administrar tudo. Isso aumenta a ansiedade.
Um grande mal que observamos é que os estudantes querem deixar tudo para a ultima hora. Ver onde vai ser a prova somente no dia, com o Google Maps, separar o tempo para as questões na hora, estudar tudo dias antes do exame, pegar as coisas que precisa levar, somente antes de sair de casa.
Não caia nessa armadilha. Prepare-se!
Faça os simulados, deixe tudo separado do que você precisa levar na tarde do dia anterior à prova, vá até o local do exame em algum outro dia antes da teste, anote tudo o que precisa estudar com o Roteiro e tudo o que precisa providenciar para que faça um bom exame.
Diminua a expectativa
Muito da ansiedade é por que se percebe a prova do ENEM como a única oportunidade da vida de ingressar na faculdade e curso dos sonhos.
Por mais que esse seja realmente o único método para a Instituição que você escolheu, não é necessariamente essa a única oportunidade.
Fazer a prova do ENEM várias vezes é algo possível. Se não deu certo desta vez, insista novamente e tenha paciência consigo mesmo.
Não se cobre demais. Não se exija muito. Estude, rale e se dedique, mas não seja autocrítico.
Muitas pessoas se acham burros, ignorantes, incapazes, incompetentes e essa crença só se reforça, se por acaso, você não passou em alguma tentativa no exame.
Pegue leve! Identifique o que deu de errado, anote, se organize e tente de novo. Busque estratégias para melhorar.
Mas é importante você entender que quanto mais você se cobrar, maior aumenta a dificuldade em confiar em si mesmo e se perceber como capaz de atingir o objetivo que deseja. O que te sabota emocionalmente.
Então pegue leve!
Em outros artigos vamos falar mais sobre o ENEM, métodos e técnicas para lidar com a prova, e como você pode trabalhar sua ansiedade.