Novos Desafios: Permita-se!

Tempo de Leitura: 04 minutos


A autoconfiança é fundamental para novos desafios. Se não acreditarmos que somos capazes, não teremos coragem e  motivação para tentar algo novo.

Oprah Winfrey disse: “É a confiança em nossos corpos e mentes que nos permite buscar novas aventuras”.

Não tenho autoconfiança

Muitas vezes podemos olhar para as nossas capacidades, esforços, limitações, defeitos, qualidades, e achar que não vamos conseguir atingir novos objetivos.

Mas, geralmente, esses pensamentos são construídos durante a nossa vida. Talvez você tenha ouvido que não era capaz, ou bom o suficiente. Ou quem sabe, tenha tido experiências que te fizeram duvidar de si mesmo. Isso pode distorcer a imagem que temos de nós.

Quem sou eu?

É fundamental lembrarmos que a opinião de alguém a nosso respeito, mesmo que sejam pessoas importantes pra nós, como pais, mães e cônjuges, não determina quem somos. Opiniões são pontos de vista, são somente opiniões…

Uma experiência ruim também não determina o seu potencial. Mesmo que tenha sido algo importante que te trouxe frustração. Uma experiência é somente um momento vivido. Existem milhares de outros instantes que vivenciamos durante a nossa existência.

Não deixe uma voz ou um momento definir como você se sente a respeito de si mesmo.

Olhando para si mesmo

Já conversamos sobre a possibilidade de você ser quem você sempre sonhou. Isso é real! Você pode!

Olhe para si, veja o que gosta e anote em um papel. Também reconheça o que precisa ser mudado. Vá atrás desses pontos específicos.

Torne-se a sua melhor versão!

Confie no seu corpo

Seu corpo, como todos os outros, têm limites a serem respeitados. Pense e cuide da sua saúde. Mas confie na sua força, na sua capacidade física.

Entenda quais são os limites, e respeite isso, porém não se atenha além do que é real. Não coloque para si cargas que você não precisa carregar.

Confie na sua mente

Da mesma forma que com o seu corpo, entenda quais são os limites da sua mente, e os respeite. Porém não fique com medo. Avance conforme notar, de forma objetiva, que você consegue.

Eu preciso de novos desafios

Todo ser humano precisa de motivação, de novos objetivos e desafios, sejam eles profissionais, sociais, afetivos, acadêmicos, familiares, etc.

É isso que nos move, que nos dá ânimo.

Então trace metas e objetivos para a sua vida. Tenha propósitos!

Coloque seus desejos no papel, esforce-se para alcançá-los.

Se sua meta for muito grande, estipule pequenos passos em direção a ela e se foque neles. Conforme for vencendo, a sensação de conquista vai se aprofundando e mais perto você estará do que deseja. Mas cuidado para não colocar metas muito grandes, acima do que seu corpo (parte física) e sua mente (parte emocional e psicológica) conseguem administrar, de uma vez, isso pode te desestimular.

Novamente: entenda o que você pode e não pode fazer, e no que consegue, dê o melhor de si.

Já tentei mas eu não consigo

Algumas pessoas têm alguns fatores que podem desencadear uma dificuldade extra sobre esse aspecto da vida.

Se você sente que parece que nada dá certo, que nada sai do lugar, que por mais que você se esforce não consegue alcançar suas metas, procure um profissional de psicologia.

Algumas dificuldades podem atrasar certas pessoas, como: transtornos mentais, problemas do ambiente em que vivem (relacionamentos, contextos sociais, etc.), baixa autoestima, relacionamentos abusivos, dentre outros.

Se está difícil demais sair do lugar, me procure. Eu estou à sua disposição. Vamos conversar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *