O que é Solitude

Tempo de Leitura: 03 minutos


O que é solitude?

Solitude é passar um tempo consigo mesmo de forma prazerosa.

Algumas pessoas acreditam que solitude é gostar de ficar somente sozinho, mas isso apresenta um desiquilíbrio que pode estar escondendo outros aspectos, pouco saudáveis, dessa solidão.

Na solitude há um equilíbrio entre ter momentos para estar consigo somente, e momentos com outros, ambos de forma prazerosa. Não há exclusão de nenhum desses momentos.

Fuga da solitude

Quando ficamos em solitude, entramos em contato com nosso interior. Pensamos sobre questões emocionais, psicológicas, sociais, afetivas, etc. Às vezes o que encontramos pode nos trazer um desconforto.

Quando não gostamos de refletir sobre nossos aspectos internos, acabamos evitando ficar sozinhos e utilizamos qualquer recurso que nos ajude a evitar essa reflexão. Usamos a tecnologia, ficamos rodeados por amigos, nos mantemos ocupados o tempo todo, dormimos, cantamos, e qualquer outra coisa que evite o “pensar sobre nós mesmos” e ter esse momento a sós.

Por que isso é tão importante?

Além de podermos refletir melhor sobre condições internas, como emoções, pensamentos, afetos, entre outros, existem outros benefícios muito importantes para a nossa saúde mental, que reflete em toda a nossa vida.

Estar conosco mesmo pode nos dar foco. Realinhar o que está destoando internamente e nos auxiliar a concentrar no que realmente importa.

Além do foco, nos ajuda a recarregar as baterias. A correria, e as constantes atividades, mesmo que sejam de socialização consomem nossas energias mentais e físicas. Estar sozinho pode te ajudar a descansar.

Pensar claramente também é uma vantagem da solitude. Como são muitas questões a resolver, externas e internas, tirar um tempo assim pode definir quais pensamentos você pode continuar nutrindo e vão ser úteis, e quais são dispensáveis.

Sabe-se que o estresse é a porta de entrada para várias doenças muito impactantes à saúde. A solitude evita esse estresse, reequilibra o organismo, traz tranquilidade e calma.

Dicas para a solitude

  • Parque tranquilo
  • Praia pouco movimentada
  • Jardim tranquilo
  • Banho relaxante
  • Mudar o ambiente do quarto e colocar umas velas, música tranquila de fundo.

Alguns recomendam ouvir músicas ou ler um livro, no entanto, essas atividades, apesar de serem relaxantes, não permitem que você perceba o que está pensando e sentindo, e entre em conexão consigo. Então busque passar tempo refletindo de forma calma sobre suas questões internas.

Um recurso muito interessante é produz escrita terapêutica. Faremos um artigo sobre isso. Assim você pode externalizar as constatações e organizar melhor o que está interno.

Mas, se de alguma forma você não consegue parar, e sente que quando o faz, isso te traz angústia, talvez esteja precisando lidar com algum conteúdo mal resolvido. Um profissional da psicologia pode te ajudar com essa questão.

Eu estou à sua disposição. Vamos conversar? 

2 respostas para “O que é Solitude”

  1. Adorei o texto!
    Me identifiquei pq é isso que estou vivendo ultimamente!
    Mas não me sinto só!
    Já estive cercada de pessoas e sentia muita solidão!

    1. Oi Cláudia, que bom que entrou em contato!
      É sempre muito importante ficarmos alertas com essa solidão em meio à multidão.
      Ela pode ser indício de algo que precisa ser tratado.
      Talvez seja interessante começar um acompanhamento psicoterapêutico 😀

      Você é muito importante para não se cuidar, viu! :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *