Tempo de Leitura: 2 minutos
“Chorar é para mocinhas”. “Homem não chora”. “Ah, a menininha está chorando?”. “As pessoas fortes não choram”. “Engole o choro!”
Estas são algumas coisas que você já deve ter ouvido quando falamos em chorar.
Algumas pessoas, infelizmente, pensam que chorar é um sinal de fraqueza, mas, o que elas não sabem é que chorar alivia tensões, diminui o sentimento de tristeza, produz relaxamento, amplia a percepção para encarar os problemas, dentre outras diversas vantagens.
Vários estudos têm mostrado que as pessoas deprimidas são as que menos choram, ou seja, elas não conseguem se expressar completamente, e isso se reflete no choro também, além de outros sintomas.
Geralmente as lágrimas vêem quando não temos mais a capacidade de suportar, tanto a tristeza, quanto a felicidade, e, acabamos “derramando-nos”. Como se fosse um balde cheio… quando não podemos transbordar para onde vai toda a emoção reprimida?
Esta ideia de que chorar é proibido, ou é um reflexo de nossa fraqueza, é algo imposto pela nossa cultura. Isso vai completamente contra nossa natureza, pois, se não fosse assim não teríamos a NECESSIDADE de chorar.
Esta necessidade é tão importante quanto as demais, como comer, dormir, fazer sexo ou nos relacionarmos. Isso nos diz que nosso organismo PRECISA de algo, no caso, “esvaziar o balde que está cheio”, não importa se é de alegria, tristeza, angústia, medo, ou, qualquer outra emoção.
É preciso, e é muito importante que nos permitamos chorar e sentir nossas emoções na forma em que elas acontecem. Todos sentem, sofrem, explodem de alegria… Negar isso, é negar nossa humanidade.
As lágrimas são parte de nós. Elas reequilibram nossas emoções e nos trazem alívio.
Você já chorou e sentiu que seu “balde foi esvaziado” e que aquela sensação diminuiu?
Quando nos impedimos de chorar o que está acumulado sai de outra forma, seja através de uma dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, dor de barriga, explosões de raiva e agressividade, e de formas variadas, de acordo com a pessoa e a situação.
Chore! Chorar é MUITO importante.
Sente dificuldade em lidar com as suas emoções?
Vamos conversar?