Caiu? Levanta!!!

Tempo de Leitura: 06 minutos


Você tá frustrado, cansado e achando que nada na sua vida dá certo? Parece que é um fracasso atrás do outro? Ou tem dificuldade em lidar com as coisas quando elas não saem do jeito que você imaginou?

A psicóloga americana Joyce Brothers, disse o seguinte:  “Todos os interessados no sucesso têm de aprender que a derrota é saudável e uma parte inevitável do caminho ao topo.”

Sonhos

O ser humano é movido por sonhos. Desejos instalados no fundo do seu coração. E é exatamente isso que faz com que nos levantemos de manhã todo dia com o propósito de alcançar esse ideal.

Quem tem dificuldade em ter para si mesmo, muito claro, seus sonhos, talvez tenha mais problemas em se motivar.

E ter sonhos é saudável, muito saudável por sinal. Nós precisamos de objetivos, metas que darão sentido à nossa existência.

No entanto, é importante perceber que para se chegar a um lugar, existe um caminho a se percorrer.

O Caminho até a realização

Alguns sonhos são um pouco mais difíceis de se realizar, e infelizmente, alguns não serão alcançados durante a nossa vida, e quem sabe, outros abandonados nessa caminhada.

No entanto, como saber se o seu sonho, esse aí mesmo que você pensou agora, vai se realizar, se está faltando motivação no caminho, pois a frustração tem te atrapalhado?

Veja, se você já desistiu do seu desejo, ele já se perdeu, mas se você continua tentando, ainda há esperanças, e isso é extremamente positivo.

Porém, no caminho até o local que você quer chegar existem alguns buracos, pedras, espinhos, e que talvez te façam pensar em desistir.

Obstáculos

A vida oscila entre felicidade e tristeza, facilidade e dificuldade, e quando falamos dos nossos desejos, isso não é diferente.

Manter o foco é extremamente fundamental.

O que muitas vezes atrapalha no foco, é o imediatismo.

Olhamos para o aqui e agora e vemos que as coisas não estão como gostaríamos, e oscilamos. “Será que vale a pena continuar lutando?”.

Mas as realizações não são feitas de um passo só. Elas são construídas dia após dia.

Planejamento Estratégico

1. Coloque no papel “o que” você quer realizar. É importante que seja no papel, não pode ser só na sua mente. O nosso cérebro precisa de coisas mais concretas do que pensamentos para materializar e entender como algo mais palpável. Coloque no papel!

Vamos usar um exemplo: “comprar um carro”.

1

2. Além de colocar “o que” você quer, anote também “como”. Exemplo: “comprar o carro com uma entrada de 20 mil e financiar o restante”. Nessa etapa também entram os passos que você dará para conseguir, ex.: “arrumar um emprego de Uber para os finais de semana”, “economizar aos finais de semana”, “reduzir gastos dispensáveis como: pizzas, compras eventuais de eletrônicos e jogos”, e por aí vai. A ideia nesse ponto é colocar o seu passo a passo. E tente ser o mais específico possível. Mesmo para os preparativos para chegar a esses passos, é importante colocar “como”“vou alugar um carro para trabalhar aos finais de semana como Uber”.

2

3. A próxima etapa é estipular o “quando”, que  seria: “em 30 meses a partir da do dia 07 de agosto de 2018”, ou ainda “no dia 07 de agosto de 2022”, etc. Além de colocar quando você vai atingir seu sonho, também é importante colocar quando você vai começar os passos, até quando eles vão durar e quando vão acontecer, por exemplo: “arrumar um emprego de Uber no final de semana, a partir do dia 25 de agosto de 2018, que durará até a compra do carro”, ou então “trabalhar em Buffet infantil em todos os finais de semana, começando dia 25 de agosto, até dia 15 de dezembro de 2018”.

3

É importante ter um “como” e “quando” específicos porque isso vai te ajudar a traçar e visualizar melhor a sua estratégia, e concretizar seus prazos. Sem prazos você pode postergar, e entender como algo que “se der eu faço“. A ideia aqui é firmar um compromisso com você e o seu sonho.

5. Tenha sempre seu planejamento a mão e diante de você, como na sua agenda, na tela do seu celular, ou notebook, etc. Isso te faz lembrar do porquê você está lutando e quais os passos que deve dar em direção ao seu sonho. Esse planejamento também pode ser alterado durante o caminho. Vá refazendo os passos de colocar “o que”, “como” e “quando”.

6. Coloque imagens, sons, vídeos, e outros recursos sensoriais para te lembrar do seu sonho. Isso pode estimular a sua memória e reativar sua energia, quando estiver se sentindo um pouco cansado. E imagine como você estará quando tiver conseguido o que tanto deseja. 4

7. Palavras de afirmação e motivação também são importantes. Então capriche em relembrar por que esse sonho é tão importante para você. Também escreva frases, quando você estiver se sentindo bem empolgado, para os dias em que não estiver tão animado.

5


Mas Carla, isso tudo dá trabalho demais.

Mas seu sonho não vale a pena? Aqui estamos falando de um carro, o que para alguns pode não significar muita coisa, mas os seus sonhos têm valor para você. Quanto ele vale?

Mas falhar em algum ponto me destrói

Para algumas pessoas, mesmo que vejam o todo, não conseguem perceber que estão caminhando. Isso pode ser sintomas de algum transtorno ou algo que precise de uma atenção psicológica.

Falhar em algum momento é natural. Todos erram, e nada se constrói somente com sucesso. As quedas fazem parte do caminho.

Mas se pra você isso é intolerável e te causa sofrimento, assim como quem está a seu redor, busque essa ajuda. É difícil sair desse ciclo sozinho.

Eu estou à sua disposição. Vamos conversar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *