Multiplique coisas boas!

Tempo de Leitura: 03 minutos


Já teve a sensação que quando surge um problema outros vários aparecem juntos? Ou quando você “engata”, várias coisas boas acontecem frequentemente?

Pois bem… vamos conversar sobre isso hoje!

Existe uma frase que diz o seguinte:  “Se você olha para o que você tem na vida, você sempre terá mais. Se você olha para o que você não tem na vida, você nunca terá o suficiente.” Oprah Winfrey.

Avalanche de problemas

A máxima que “coisa ruim só vem acompanhada” faz muito sentido quando se pensa pelo aspecto psicológico.

Às vezes, só aconteceu um problema, mas esse problema, altera tanto o nosso humor e mexe com algumas estruturas de pensamento, que começamos a valorizar mais pontos negativos da vida, do que os positivos. Então algo que nem notaríamos, começa a ganhar um tamanho muito maior do que realmente tem.

Isso pode acontecer porque nos fragilizamos, cognitivo e emocionalmente, com o primeiro impacto negativo, ficamos mais sensíveis ao restante do que nos acontece.

Se surge algo muito bom, talvez amenize o desconforto que passamos. Mas se é sucedido por algo neutro ou negativo, a situação pode crescer, tomar proporções maiores e consumir nossa energia emocional, fazendo com que tenhamos a percepção de que quando um problema acontece, vários outros o sucede.

Foco!

Criamos, durante toda a nossa vida, padrões de pensamentos, que em geral podem ser mais realistas, otimistas, ou pessimistas.

Quando um problema aparece, tendemos a ser mais pessimistas, devido a essa alteração no humor, que já mencionamos.

Mas você pode escolher o foco que quer dar às diversas situações da vida.

Esses padrões de pensamento pode ser treinados, praticados, exercitados, de modo que você consiga alterar a forma de perceber as coisas na sua vida. Claro que se você estiver passando por algum tipo de transtorno mental ou emocional, isso fica muito mais difícil, e em alguns casos graves, até mesmo impossível para aquele momento, e sem acompanhamento profissional. Mas em geral este treino é possível, sim!

Seja Grato!

Um dos maiores segredos para se multiplicar coisas boas na vida, é a gratidão.

Ser grato pode desenvolver a capacidade de se focar nas coisas positivas, mais do que nas negativas, e assim administrar muito melhor o que tem acontecido de ruim.

Uma ideia é fazer um POTE DA GRATIDÃO, no qual você pode colocar todos os dias, pelo menos 1 motivo por qual é grato. E quando as coisas estiverem difíceis, reler os momentos positivos que você passou.

Resultado de imagem para pote da gratidão

Fale muito!

Outra coisa que ajuda a valorizar as coisas boas é conversar sobre elas.

Fale muito com seus amigos sobre coisas positivas que tem acontecido com você. Não para se gabar, mas para que elas fiquem mais claras e ganhem importância.

Talvez, em alguns momentos, ignoramos o que acontece de bom, e só focamos no negativo, então fale mais sobre coisas boas.

Claro que você pode desabafar sobre seus problemas, mas não fique remoendo, falando disso sem parar e sem objetivo de encontrar formas de lidar com o que acontece. Mesmo se for para falar, saiba que o objetivo é desabafar, e ao se sentir melhor, busque alternativas para trabalhar a situação. Mas não fique nesse estado por muito tempo. Isso só faz o problema aumentar.

Mas existem situações que nos consomem mais, ou que é mais difícil administrar. Em casos assim, não sofra sozinho. Busque ajuda profissional.

Um psicólogo pode te ajudar a entender esses padrões de pensamento, a pensar, junto com você em alternativas para lidar melhor com o problema, e trabalhar os impactos emocionais que tem sentido.

Eu estou à disposição para te ajudar, se sentir essa necessidade. Vamos conversar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *