Inteligência Emocional no Trabalho

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A inteligência emocional no trabalho é fundamental para um bom desenvolvimento profissional e social dentro da instituição em que estamos.

Já temos conversado sobre o que é esta inteligência, mas vamos relembrar um pouquinho: ela é a habilidade de administrar da melhor forma possível as nossas emoções.

Sabemos que o ambiente de trabalho desperta diversos tipos de emoção em nós. Pode ser medo, de exercer alguma função nova, ou raiva de algum companheiro que fez algo que não gostamos, ou ainda, felicidade por sermos reconhecidos ou ganharmos uma promoção… as possibilidades são inúmeras.

É na correria do trabalho que sofremos grande desgaste, porque em geral, nos dedicamos muito, passamos por muitos problemas a serem resolvidos, ouvimos muitas cobranças, investimos muito tempo do nosso dia, abrimos mão de coisas importantes e que gostamos de fazer para trabalhar, e a recompensa talvez não seja o que desejamos.

Por isso, é muito comum sentimos mais emoções negativas, do que positivas quando pensamos na nossa vida profissional.

São nestes momentos que a inteligência emocional é fundamental, porque eu preciso saber administrar todas as coisas que me incomodam no meu dia a dia, para que as emoções não atrapalhem o meu desempenho e a minha saúde.

As emoções dos outros

Precisamos aprender a identificar o que temos sentido, quais são os nossos pensamentos, como já falamos em artigos anteriores, assim como também a avaliar o que o outro está sentindo.

Entender as emoções das pessoas nos ajuda a relacionarmos melhor com elas, e também a perceber o que precisa ser feito, e como deve acontecer para que eu as estimule a me ajudarem em minha função, no melhor desenvolvimento para a instituição e também para ajudá-las no que for preciso.

Vemos muito isso em cargos de liderança. Às vezes o líder não consegue ler as emoções de sua equipe e ao invés de incentivar, ele atrapalha o rendimento, relacionamento e desenvolvimento profissional deles e da empresa.

Mesmo que não sejamos líderes, é importante também aprender a administrar a emoção alheia porque ela pode nos abrir portas. Alguém que se relaciona bem com as pessoas tem mais oportunidades de desenvolvimento profissional do que outras.

Administrando as emoções

É importante entender que as emoções surgem por causa de situações que despertam certos pensamentos em nós. Na correria do trabalho não temos muito tempo e talvez nem paciência para identificarmos o que temos pensado.

Mas é fundamental sermos  donos das nossas emoções e para isso precisamos nos conhecer. Saber o que nos afeta e porque isso acontece.

Perceber o que nos deixa furioso, triste, extremamente feliz, com medo… é o primeiro passo para entendermos quem somos e quais são as nossas fraquezas e pontos fortes.

Tudo isso precisa ser bem administrado no trabalho. Podemos usar técnicas para aliviar a pressão, como: praticar esportes, viajar mais, ter hobbies, investir mais tempo em coisas que nos dão prazer, etc.

Mas existem algumas situações que talvez seja difícil administrarmos sozinhos. Se for o caso, talvez seja interessante procurar uma psicoterapia.

A terapia com o psicólogo te dá recursos para você administrar melhor suas emoções e repensar algumas situações que estão te trazendo desconforto, ansiedade, depressão, problemas de relacionamento e desenvolvimento profissional.

Se você estiver com grandes dificuldades no seu trabalho, que envolva ou não suas emoções, entre em contato para trabalharmos estas questões.

Você pode e merece um outro profissional para cuidar de você e te ajudar a alcançar seus objetivos, além de melhorar a sua vida.

 Vamos Conversar?

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