Inteligência Emocional nos relacionamentos

Tempo de Leitura: 03 minutos


Como já conversamos nos artigos anteriores, a forma como administramos as nossas emoções refletem diretamente nas nossas relações sociais.

Ter inteligência emocional é fundamental para preservarmos nossas relações de forma saudável.

Geralmente nos deixamos dominar pelas emoções e nossos relacionamentos são afetados negativamente. Precisamos mudar isso.

Por que me sinto assim?

Muitas vezes os relacionamentos atuais podem trazer de volta situações que vivemos com outras pessoas, nossa família, nossos pais, amigos…

Por exemplo, posso me sentir muito triste quando alguém grita comigo porque relaciono isso com o fato de que os meus pais gritavam e eu me sentia inadequado para o amor deles, ou que nada do que eu fazia era suficiente…

Ou então, um amigo me deixa esperando e eu logo ligo esta experiência com o que eu vivi com meu ex-namorado, que era extremamente abusivo, sempre me deixava esperando também. Isso me deixa muito triste e com muita raiva.

Isso não é uma regra, mas acontece muitas vezes. E quando ocorre esta lembrança das histórias passadas, não percebemos imediatamente. Por isso a importância de refletir sobre a origem destas emoções.

Tudo isso parte da interpretação que temos da situação, do que pensamos sobre ela. Como já falamos nos artigos passados.

Se entendemos que algo nos é ofensivo, podemos ficar tristes ou com raiva. Se tem uma situação muito boa e prazerosa, ficamos felizes. Mas se eu penso que algo é ameaçador, fico com medo. E assim com todas as emoções.

O segredo está em como interpretamos as situações, as pessoas, o mundo e a nós mesmos.

Cuide da sua relação

Quando queremos que um relacionamento dure e seja saudável, muitas vezes precisamos abrir mão de reagir de acordo com o que sentimos, de forma inadequada.

Escolha a forma correta de lidar com as pessoas que fazem parte da sua vida. Sem desrespeitar a você e a elas.

Haja com sinceridade, mas não com grosseria. Entenda qual emoção você está sentindo, de onde ela vem e veja quais são as opções de atitudes que você tem em relação a elas. Exponha tudo isso da melhor forma para preservar seus relacionamentos.

Seja Inteligente

A base de toda relação é o diálogo sincero e respeitoso.

Você pode e deve expôr o que tem sentido, mas faça isso com calma, quando não estiver irritado, escolhendo bem as palavras, tentando deixar claro o que você quer dizer realmente, ouvindo quando o outro tentar falar também

Lembre-se que é um direito seu e te faz muito bem expressar suas emoções, mas elas não são desculpas para você machucar ou agredir ninguém.

Isso vai preservar seus relacionamentos e te ajudar a desenvolver sua inteligência emocional cada vez mais.

Se você tem algum problema de relacionamento e não consegue controlar suas emoções. Entre em contato pra eu poder te ajudar a administrar isso.

Vamos conversar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *