Tempo de Leitura: 03 minutos
A inteligência emocional é a habilidade de administrar as emoções, da melhor forma possível, para alcançar certos objetivos.
É impossível deixar de vivenciar qualquer tipo de emoção, mas podemos administrá-la.
Para fazer isso você tem que saber de onde elas vêem, porque surgiram e escolher a melhor forma de reagir a elas.
Vou dar um exemplo:
Eu percebo que estou com muita raiva. Identifico que esta emoção veio do fato de eu acabar de ter sido assaltada. E ela surgiu por causa de um pensamento meu a repeito do que aconteceu: “todos os assaltantes deveriam estar presos, é muito injusto eu trabalhar e não ter direito de desfrutar o que conquistei”. A melhor forma de eu reagir a esta raiva é ir na delegacia fazer um boletim de ocorrência, contar aos meus conhecidos que fui assaltada para que eles evitem o local, cobrar dos políticos uma atitude efetiva em relação à violência no meu país, cidade e bairro, fazer um seguro das minhas coisas de agora em diante…
Porque isso é importante?
Identificar a origem das emoções me dá recursos pra agir de forma inteligente sobre elas. Já conversamos sobre isso no artigo anterior.
Quando eu identifico exatamente o que eu estou sentindo, posso escolher como reagir.
Por mais que tenhamos emoções diversas, se não soubermos de onde elas vêem e porque acontecem, nunca conseguiremos fazer escolhas inteligentes.
A Inteligência Emocional, é o que determina como será o meu relacionamento comigo mesmo, com as outras pessoas, o meu desenvolvimento no trabalho, a minha saúde física, mental e emocional, enfim… a minha qualidade de vida, saúde e relacionamento social.
Administrar bem as emoções é estar no controle das nossas atitudes.
Mas em algumas situações não temos este controle. Por exemplo algo repentino que aconteceu e você precisou tomar uma atitude imediata.
Mas em geral, podemos refletir sobre como agir no nosso dia a dia.
As emoções dos outros
Também faz parte da Inteligência Emocional poder reconhecer e administrar a emoção nas outras pessoas.
Podemos aprender a interpretar o que os outros estão sentindo e reagir da melhor forma a isso.
Por exemplo… se eu identifico que um amigo muito querido está triste comigo por algum motivo, não seria muito inteligente eu brigar com ele por isso. Não seria bom para a amizade e nem para este amigo. A melhor forma, seria eu conversar com ele para entender o que está acontecendo e assim poder ajustar o nosso relacionamento.
Então eu também preciso desenvolver a habilidade de entender as emoções nas pessoas ao meu redor, e isso me ajuda em tudo o que for fazer, seja no trabalho, em casa, nos grupos sociais que eu frequento…
O Segredo
Em minha opinião o segredo para escolher como vamos reagir de forma inteligente ao que sentimos é pensar: “Será que se eu tomar certa atitude isso vai melhorar os meus relacionamentos? Vai me trazer benefícios? Vai me ajudar a ser um profissional melhor? Uma pessoa melhor?”
Às vezes é mais inteligente fazer a escolha certa do que “ter razão“. Muitas vezes deixamos o orgulho atrapalhar nossa saúde emocional.
Não seja refém, vivencie suas emoções com inteligência.
Mas se você tiver muita dificuldade em administrar o seu medo, raiva, tristeza, vergonha ou culpa, nós podemos conversar. Não deixe tudo isso consumir você.