Mágoas no Casamento

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você já se sentiu ferido pelo seu cônjuge ou por alguma situação específica no seu casamento? Há mágoas no casamento?

Vamos falar um pouquinho sobre isso hoje?

A mágoa é um sentimento incômodo, que pode ser raiva, tristeza, pesar ou algo do gênero, em relação a alguma coisa que aconteceu, ou a alguém.

Então precisamos entender que se magoar é normal, mas não podemos alimentar esses sentimentos, porque as mágoas não resolvidas no casamento, adoecem a relação.

E para ter um bom relacionamento com o seu cônjuge é fundamental entender que TODOS OS SERES HUMANOS ERRAM. E muitas vezes nos esquecemos disso, não é?

Pensamos que as pessoas são perfeitas, mas não são. Precisamos desenvolver tolerância e perdão. Precisamos ver o outro com mais empatia e paciência.

Claro que não estamos falando de qualquer tipo de violência (sexual, moral, psicológica, ou física), e repetidas traições. Mas muitas vezes lidamos com coisas do dia a dia como se realmente fossem muito graves. Isso traz um desgaste pro casamento.

Quando estamos magoados, geralmente responsabilizamos o outro pelo que estamos sentindo. Mas muitas vezes não entendemos o que exatamente temos sentido.

Avalie o que você sente

Dê nome ao seu sentimento, entenda porque você ficou magóado (a). Sem esses passos é impossível entender o que aconteceu e, juntos, tentarem resolver esse problema.

Pra isso, você precisa fazer o movimento interno, de olhar pra si mesmo (a) e não pra atitude do outro.

Talvez seja desagradável fazer essa introspecção, porque, em alguns momentos temos certas responsabilidades pelo que estamos sentindo. E é muito mais fácil jogar todo o fardo pro outro, do que admitir onde temos que mudar.

Mas sem esse movimento, quem sofre é a sua relação. Seja honesto (a) consigo mesmo. Isso vai trazer mais maturidade pra você e pro seu casamento.

Comunique-se!

Vimos no artigo Comunicação no casamento, o quanto é importante a comunicação.

Se você está magoado (a) seu cônjuge precisa saber o que aconteceu pra poder te ajudar a lidar com o que está sentindo e ver o que precisa ser alterado.

Diga, de forma clara, o que tem sentido. Reconheça onde você errou e diga o que gostaria que ele (a) fizesse de diferente pra que não acontecesse mais essa situação.

Juntos, vocês podem construir um casamento muito mais forte.

Você já viu o vídeo que fizemos no Youtube, especialmente pra falarmos sobre mágoas no casamento? Dá uma olhadinha!

E se tiver com alguma dificuldade no casamento que não esteja conseguindo resolver, entre em contato comigo.

Vamos conversar?

10 respostas para “Mágoas no Casamento”

    1. Olá me chamo Jaymison, minha esposa acumulou muita magoa e rancor e com isso decidiu pedir o divorcio, nos separamos mas, ela ainda continua alimentando esses sentimentos.
      E não consegue se libertar dessas magoas e rancores. Eu reconheço que errei como esposo. Não teve adultério.

      Como faço para resolver isso além de eu orar para Deus libertar ela dessa opressão.

      1. Oi Jaymison, boa tarde.
        Sinto muito pela sua situação.
        Existem coisas que nós não podemos fazer pelo outro, pois o compete querer, e procurar ajuda para isso.
        Nesse caso que você comentou, talvez o melhor seja estimular para que ela procure ajuda profissional e psicoterapêutica.

        Espero que as coisas se resolvam bem por aí.

        Um super abraço!

  1. Olá, bom dia! Sou Daiane. Percebi que me encontro muito magoada pelo comportamento e palavras de meu esposo ao longo dos 6 anos do nosso casamento. Ele nunca me traiu, é fiel e um bom pai, mas como marido vejo ele sendo imprudente. Me feriu com palavras na gravidez e não consigo esquecer. Além disso, como mulher, esperava descansar no meu marido sempre que fosse necessário, mas não posso. Se eu parar de trabalhar ele não sustentaria a mim e meu filho, não me sinto segura. Ele é, literalmente, viciado em um jogo on line, ao ponto de criar alarmes para alerta-lo sobre fases do jogo e eu me pergunto pq ele não é prestativo da mesma forma com a família e a casa. Não se interessa em se profissionalizar ou estudar para um concurso; diz que é tempo perdido (temos um pequeno negócio juntos), mas, o que ele puder colocar abaixo do jogo e da academia, para não atrapalhar, ele o faz. Eu me esforço além do possível, me sinto frustrada e a beira da culpa por pensar que fiz uma escolha errada, talvez. Hoje eu não lhe falto com respeito, mas não o admiro mais, nem o considero. Me sinto distante do que fomos um dia. Sinto que poderíamos ser um casal vencedor, mas ele se contenta de estar onde se encontra. Ele é um bom pai. Outro problema é que ele me procura com certa frequência, mas não sinto vontade é na gravidez ele não respeitava minha condição e era muito insistente a ponto de me sentir mal e ceder algumas vezes é isso me fez me sentir ainda pior: utilizável. Em relação a ele eu me sinto dentro de uma fortaleza e ele está do lado de fora dela. Não sei o que fazer.

    1. Oi Daiane.
      Eu realmente me sinto privilegiada em poder ler um pouco da sua história.
      Existem elementos muito importantes em tudo o que você me trouxe aqui.
      Você já propôs Terapia de Casal ao seu esposo? Acredito que seja importante.
      De repente, ouvindo de um profissional, alguns pontos que são necessários para a relação de vocês, isso pode ajudar.

      Outro ponto é a comunicação. Você consegue verbalizar exatamente o que está sentindo e como isso te afeta?
      Por ser uma questão complexa, talvez seja importante, caso ele não aceite a psicoterapia de casal, você começar a sua.

      Pelo que pude perceber, você é uma mulher muito guerreira. Vale a pena cuidar de si mesma.
      Você é muito importante para não se cuidar.

      Se quiser começar sua Psicoterapia Individual entre em contato comigo e vamos marcar sua sessão.

      Espero que as coisas se resolvam logo por ai. Mas foque suas energias em você também. <3

      Um super abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *