Por que preciso ser admirado?

Tempo de Leitura: 04 minutos


Ser admirado é uma grande preocupação para algumas pessoas. E a pergunta é: por que preciso ser admirado? Por que o ser humano, às vezes, apresenta essa necessidade?

É uma das necessidades básicas, de todas as pessoas, receber amor. Nascemos com esse “buraco” dentro de nós. E sim, desejamos ser amados.

Algumas pessoas que não têm esse desejo, muito provavelmente, sofrem de algum tipo de transtorno, ou dificuldade emocional e/ou psicológica. Mas, dentro do padrão de normalidade, desejamos receber amor de outras pessoas. E está tudo bem com isso. Como já falamos, é uma necessidade inerente ao ser humano.

Amor x Admiração

Também é importante que fique claro, que ter a necessidade de ser amado, não é a mesma coisa de ter a necessidade de ser admirado.

Amor é mais do que um sentimento (paixão), é uma decisão. É a decisão de compartilhar, de estar junto, independente se são boas as circunstâncias ou não, de ser parceiro, companheiro, de haver respeito, de recomeçar todos os dias… Isso é amor. E sempre envolve uma troca. Dá-se e se recebe.

Buscar a admiração, é a tentativa de encantar, causar espanto, de impactar, de chamar a atenção, ser o foco das situações, buscar ser contemplado, ser respeitado, ser tido em alta conta, etc…

É tentar convencer as pessoas a terem uma boa impressão a seu respeito. Envolve um sentimento egoísta. Mesmo que haja doação, é para tentar suprir essa necessidade individual.

Quando essa busca se torna um problema.

Existem pessoas que fazem de tudo, não porque gostam, ou por ser necessário, por terem vontade, ou porque é importante, mas se comportam de determinadas maneiras, falam, se vestem, trabalham em certos lugares, compram objetos específicos, escolhem com quem vão se relacionar, e vivem a vida, para terem esse olhar de encanto de outros.

Uma questão de identidade e autoestima

Na verdade, situações como essas, em que as pessoas fazem de tudo para serem admiradas, demonstram uma insegurança em sua autoestima (valor próprio), e uma identidade baseada na opinião de terceiros.

Pessoas que buscam constantemente a admiração de outros, ainda não tem sua identidade firmada de forma correta, mas dependem da aprovação deles para definirem quem são.

Aí está o grande problema.

Se essas pessoas constroem sua autoestima e identidade baseado no que elas acham que os outros esperam dela, passarão toda a sua vida preocupadas em tentar acertar.

Tentarão se tornar o que elas acreditam que as pessoas gostariam que elas fossem, e não o que realmente desejam ser, ou o que têm convicção de ser importante para elas, por elas mesmas.

A grande armadilha

E quando se tenta agradar a uma pessoa, não necessariamente agrada a si mesmo, ou a outros. Por questão de gosto, de opinião pessoal, não é um consenso, entre todos os seres humanos, que algo seja bom.

Então o que muitas vezes acontece, é que a pessoa que vivem buscando admiração se frustra frequentemente. Pois o que encanta a um, não impacta a outro. E esse carrossel é extremamente desgastante.

Ela  se questiona frequentemente onde errou, o que pode fazer para ser melhor, por que algumas pessoas não gostam dela, será que ela não é o melhor que poderia ser… e por aí vai…

Chega!

É fundamental entender que cada ser humano carrega um valor único, pelo simples fato de existir e ser quem é. O seu valor não pode estar depositado no que os outros pensam de você. Seria infinitamente injusto e frustrante tentar agradar a todos e viver uma vida que você não desejou para si mesmo. Isso vai acabar te corroendo por dentro.

Tente refletir:  “por que o que eu acredito que os outros esperam de mim, é mais importante do que eu mesmo espero, e quero para mim?”.

Às vezes, se passa a vida inteira sendo guiado pelo desejo de outros, e não se é ensinados a tomar as próprias decisões. E isso afeta a forma como as pessoas se  vêem, e como enxergam o restante do mundo. É como se os outros estivessem sempre esperando algo delas.

É como viver em uma prisão de expectativas constantes e desgastantes, que a cada dia recomeça com novas exigências, suposições, e expectações.


Se você tem se sentido assim, busque ajuda profissional. Um psicólogo pode te ajudar a resolver esses conflitos da sua identidade e autoestima.

Eu estou à sua disposição. Vamos conversar? 

4 respostas para “Por que preciso ser admirado?”

  1. Muito bom!
    E quando a intenção de ser admirado tem um endereço específico? Como você disse, nascemos com a carência de sermos amados mas pelo que somos, porém, quando há paixão cria -se a necessidade da admiração, de unicidade?

    1. Oi José Celio, que bom que mandou sua dúvida!!!
      Fico muito feliz em contribuir com ela.
      É muito comum também termos um endereço específico. De qualquer forma, todo exagero precisa ser repensado.
      Espero ter ajudado.
      Volte sempre por aqui. Você é muito bem vindo.

  2. Parabéns pelo artigo! Muito bom! Acho que também pode acontecer de a pessoa viver a vida que gostaria, não se desgastando com isso, mas ainda sim buscar essa mesma admiração das outras pessoas, o que de qualquer forma gera sofrimento…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *