Entenda a Depressão Infantil

Tempo de Leitura: 2 minutos


A depressão pode ter início na infância e é crucial, para a criança, que os pais percebam que é uma doença e precisa de tratamento urgente.

Sintomas da Depressão Infantil:

  • Mudança no humor
  • Notas baixas na escola
  • Ausência de atividades que antes davam prazer
  • Irritabilidade e agressividade
  • Querer estar perto de alguém confiável o tempo todo
  • Fazer xixi ou cocô na cama
  • Tiques
  • Alteração do apetite
  • Machucados frequentes
  • Tristeza e desmotivação
  • Desânimo para brincar e explorar o ambiente
  • Medo excessivo
  • Dificuldade para dormir sozinho
  • Choros frequentes sem  motivo aparente

As crianças deprimidas geralmente são tímidas e não riem muito, preferem ficar sozinhas ou acompanhadas de algum conhecido de confiança e não têm boa autoestima e autoconfiança. Elas também não brincam, não aceitam novos desafios, não buscam conhecer coisas novas.

As causas possíveis:

Alguns fatores podem adoecer as crianças, como: falta de atenção ou carinho, discussões ou separação dos pais, mudanças ou problemas na escola, morte ou perda de alguém ou animal de estimação, mudança de casa, desentendimento com os irmãos, dentre outros.

Estes acontecimentos geram estresse e conduzem ao adoecimento, mas na maioria dos casos tem questões genéticas e hereditárias envolvidas.

O Tratamento:

Assim que estes sintomas foram percebidos a criança deve ser levada imediatamente ao psiquiatra infantil e ao psicólogo para que seja feito o diagnóstico e o início do tratamento.

As psicoterapias feitas pelo psicólogo geralmente incluem sessões de ludoterapia ou terapia infantil e orientação aos pais, cuidadores, escola e a outros ambientes frequentados pela criança.

Para alguns casos mais complexos e graves é necessário medicamento, mas o uso do remédio costuma ser por pouco tempo, porém deve ser feito sempre com o acompanhamento médico.

As complicações pela falta de tratamento podem ser bem graves, como: achar que a vida dela é triste e deve ser assim para sempre, mesmo que os outros possam ser felizes e ela nunca será; prejuízo na escola como notas baixas, desentendimentos com os colegas; maior propensão ao uso de drogas na adolescência e na fase adulta; e todas as outras complicações da depressão em adultos e adolescentes, já que a tendência é que a doença se estenda ao restante da vida, se não for tratada.

Quanto mais rápida a depressão for percebida e trabalhada mais fácil será todo o tratamento e a resolução da doença.

Identificou alguns sintomas em alguma criança conhecida? Precisando de orientação familiar?
Vamos conversar?

2 respostas para “Entenda a Depressão Infantil”

  1. Oi boa noite as professoras me pediram pra procurar uma ajuda para meu filho de 7 anos ele n aprende e n consegue se alfabetizar e elas acham que ele tem defitc de atenção mas ele já foi no psicóloga mas teve muito resultado é agora já passou mais um ano e ele tá na mesma estou preocupada em o que fazer

    1. Oi Neiva, que bom que você o levou à psicóloga.
      Ela comentou sobre a necessidade de um psicopedagogo?
      Talvez, este outro profissional também possa ajudar seu filho.
      Eles trabalham com problemas de aprendizado, e fazem treinos para melhorar a habilidade, enquanto o psicólogo cuidaria da parte emocional dos problemas envolvidos.
      Talvez fazer uma avaliação com o psicopedagogo possa mostrar se ele tem algo além do deficit de atenção.
      Espero ter ajudado. 😉
      Abraços!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *