Realize seus sonhos!

Tempo de Leitura: 03 minutos


Você alguma vez teve que abrir mão de algum sonho ou vontade devido à alguma circunstância? Pois bem, saiba que Nunca é tarde Demais!

Muitas vezes a vida nos apresenta alguma situação difícil de enfrentar, algum imprevisto, ou algo que não conseguimos administrar completamente naquele momento, e isso exige que abramos mão de alguma coisa que é importante pra gente.

 No dia a dia

No nosso dia a dia as hipóteses são infinitas quando falamos de adiar um sonho. Todos podem passar por isso em algum momento.

Seja na vida profissional, tendo que abrir mão de uma área que se lutou tanto pra ingressar, mas devido à dificuldade financeira é melhor privilegiar a estabilidade.

Ou então, na vida acadêmia, tendo que adiar um curso tão desejado por não ser o momento certo de entrar em um compromisso financeiro.

Quem sabe ainda, algo mais pessoal. Talvez, adiando um casamento por não ter condições de fazer a cerimônia agora. Ou quem sabe, um filho não planejado tenha surgido no caminho, reconfigurando os planos feitos para o futuro.

Não abandone os sonhos!

Não importa quanto tempo você leve para ir atrás do que tanto sonhou. Se algo consumiu seus dias de planejamento, suas noites de sono, suas conversas com amigos, isso é importante para você.

Vá atrás dos seus desejos. Busque o que é significativo e relevante.

Não abandone os seus sonhos.

Quem sabe em algum momento, talvez quando você estiver mais maduro para desfrutar dele completamente, a oportunidade surja e você consiga realizar o que tanto quis.

O querer é fundamental

Um sonho só se realiza, quando você luta por ele, principalmente se for um algo muito importante e grande, de difícil realização.

Então querer, é fundamental.

É importante você mantê-lo diante de você. Não os abandone. Saiba que talvez não tenha sido agora, mas eles podem se realizar.

Faça planejamento, estipule metas, pense em formas de trabalhar por eles, mesmo que isso leve muito mais tempo. Mesmo que você chegue à conclusão de que vai levar anos. Talvez só consiga alcançá-los bem velhinho, mas se são seus sonhos, são importantes na sua vida. Não os esqueça!

Frustração

Em algumas situações nos encontramos muito frustrados e abatidos em ter que abrir mão de algum sonho. Principalmente se ele for algo que você investiu energia, tempo, dedicação, dinheiro, etc.

Talvez você possa ter dificuldade em administrar esse adiamento, ou esteja até pensando que tem que abrir mão definitivamente disso.

Em alguns casos, não é tão fácil lidar com essas situações.

Você sabia que um psicólogo pode te ajudar a elaborar melhor tudo isso? Te auxiliar a enxergar os pontos fortes dos seus sonhos, a estipular metas para alcançá-los, a lidar com a frustração se as coisas não saírem como você imaginou, e a ter que reformular alguma coisa no meio do caminho pra atingir o que deseja.

Se você tem se sentindo sem motivação para ir atrás dos seus desejos, ou então está se sentindo frustrado, desestimulado, triste e sem esperanças por ter aberto mão de algo muito importante pra você, procure por ajuda profissional.

Eu estou à sua disposição. Vamos conversar? 

Por que preciso ser admirado?

Tempo de Leitura: 04 minutos


Ser admirado é uma grande preocupação para algumas pessoas. E a pergunta é: por que preciso ser admirado? Por que o ser humano, às vezes, apresenta essa necessidade?

É uma das necessidades básicas, de todas as pessoas, receber amor. Nascemos com esse “buraco” dentro de nós. E sim, desejamos ser amados.

Algumas pessoas que não têm esse desejo, muito provavelmente, sofrem de algum tipo de transtorno, ou dificuldade emocional e/ou psicológica. Mas, dentro do padrão de normalidade, desejamos receber amor de outras pessoas. E está tudo bem com isso. Como já falamos, é uma necessidade inerente ao ser humano.

Amor x Admiração

Também é importante que fique claro, que ter a necessidade de ser amado, não é a mesma coisa de ter a necessidade de ser admirado.

Amor é mais do que um sentimento (paixão), é uma decisão. É a decisão de compartilhar, de estar junto, independente se são boas as circunstâncias ou não, de ser parceiro, companheiro, de haver respeito, de recomeçar todos os dias… Isso é amor. E sempre envolve uma troca. Dá-se e se recebe.

Buscar a admiração, é a tentativa de encantar, causar espanto, de impactar, de chamar a atenção, ser o foco das situações, buscar ser contemplado, ser respeitado, ser tido em alta conta, etc…

É tentar convencer as pessoas a terem uma boa impressão a seu respeito. Envolve um sentimento egoísta. Mesmo que haja doação, é para tentar suprir essa necessidade individual.

Quando essa busca se torna um problema.

Existem pessoas que fazem de tudo, não porque gostam, ou por ser necessário, por terem vontade, ou porque é importante, mas se comportam de determinadas maneiras, falam, se vestem, trabalham em certos lugares, compram objetos específicos, escolhem com quem vão se relacionar, e vivem a vida, para terem esse olhar de encanto de outros.

Uma questão de identidade e autoestima

Na verdade, situações como essas, em que as pessoas fazem de tudo para serem admiradas, demonstram uma insegurança em sua autoestima (valor próprio), e uma identidade baseada na opinião de terceiros.

Pessoas que buscam constantemente a admiração de outros, ainda não tem sua identidade firmada de forma correta, mas dependem da aprovação deles para definirem quem são.

Aí está o grande problema.

Se essas pessoas constroem sua autoestima e identidade baseado no que elas acham que os outros esperam dela, passarão toda a sua vida preocupadas em tentar acertar.

Tentarão se tornar o que elas acreditam que as pessoas gostariam que elas fossem, e não o que realmente desejam ser, ou o que têm convicção de ser importante para elas, por elas mesmas.

A grande armadilha

E quando se tenta agradar a uma pessoa, não necessariamente agrada a si mesmo, ou a outros. Por questão de gosto, de opinião pessoal, não é um consenso, entre todos os seres humanos, que algo seja bom.

Então o que muitas vezes acontece, é que a pessoa que vivem buscando admiração se frustra frequentemente. Pois o que encanta a um, não impacta a outro. E esse carrossel é extremamente desgastante.

Ela  se questiona frequentemente onde errou, o que pode fazer para ser melhor, por que algumas pessoas não gostam dela, será que ela não é o melhor que poderia ser… e por aí vai…

Chega!

É fundamental entender que cada ser humano carrega um valor único, pelo simples fato de existir e ser quem é. O seu valor não pode estar depositado no que os outros pensam de você. Seria infinitamente injusto e frustrante tentar agradar a todos e viver uma vida que você não desejou para si mesmo. Isso vai acabar te corroendo por dentro.

Tente refletir:  “por que o que eu acredito que os outros esperam de mim, é mais importante do que eu mesmo espero, e quero para mim?”.

Às vezes, se passa a vida inteira sendo guiado pelo desejo de outros, e não se é ensinados a tomar as próprias decisões. E isso afeta a forma como as pessoas se  vêem, e como enxergam o restante do mundo. É como se os outros estivessem sempre esperando algo delas.

É como viver em uma prisão de expectativas constantes e desgastantes, que a cada dia recomeça com novas exigências, suposições, e expectações.


Se você tem se sentido assim, busque ajuda profissional. Um psicólogo pode te ajudar a resolver esses conflitos da sua identidade e autoestima.

Eu estou à sua disposição. Vamos conversar?