Dependência Medicamentosa

 Tempo de Leitura: 3 minutos


A dependência química em geral é o impulso que leva uma pessoa a utilizar uma substância, sempre ou frequentemente, para obter prazer ou o alívio de algum sintoma, sem conseguir controlar este uso, fazendo isso impulsiva ou repetitivamente. 

Ela se divide em psicológica, física ou ambas (mista).

Uma pessoa com dependência física tem sintomas e sinais quando  para o uso da substância a que o organismo está acostumado. Este processo também é conhecido como crise de abstinência, e os sintomas dependem muito da droga usada, mas podemos destacar alguns como: tremores, inquietação, sudorese, tontura, dor de cabeça, calafrios, cansaço, dores musculares, ânsia de vômito, entre outros diversos como delírios em casos mais graves.

A dependência psicológica está ligada ao mal estar e desconforto quando o uso é interrompido. Alguns dos sinais são: irritabilidade, dificuldade para se concentrar, ansiedade, sensação de vazio, crises de choro, insônia, alteração no humor, entre outros. E geralmente, este aspecto da dependência química é o que faz com que as pessoas que desistem de passar pela interrupção do uso, voltem a consumir a substância. Porque existe medicação para os desconfortos físicos e a recuperação psicológica não é tão rápida e muitas vezes é preciso um tratamento psicológico profissional para ajudar a superar estes incômodos.

A dependência pode se desenvolver a partir das duas primeiras semanas de uso, dependendo de vários fatores, como o tipo da droga, quantidade da medicação, organismo da pessoa que está consumindo, frequência com que o remédio é tomado, intensidade das substâncias, etc…

Lembre-se que os remédios têm o seu lugar nos tratamentos médicos e quando receitados pelos profissionais são de grande utilidade e importantes para o sucesso no processo de tratamento. É tão importante fazer o uso correto como fazer o “desmame” também de forma certa.

É fundamental que não se faça alteração por conta própria no uso prescrito pelo médico. Porque o nosso organismo desenvolve tolerância ao remédio e à quantidade prescita, e se a dose for aumentada ou se o medicamento for mudado sem a autorização do médico, isso agrava o quadro, além de outras consequências muito prejudiciais.

As substâncias que desenvolvem dependência são: opiáceos como a morfina, psicoestimulantes como a cocaína e anfetaminas, a maconha, os inalantes, a nicotina e o tabaco, benzodiazepínicos  (para ansiedade), barbitúricos e o álcool.

Lembrando novamente que a retirada da medicação deve ser feita como o médico orienta, fazendo o “desmame” de forma correta para que os sintomas não incomodem e a pessoa consiga passar de forma mais natural possível pela retirada da substância do organismo. Se o remédio não for mais tomado de repente, o corpo vai sentir falta das substâncias e a pessoa pode ter crise de abstinência, por isso é MUITO importante que o uso seja interrompido da forma adequada.

Se você estiver com dificuldades para passar pela dependência psicológica de alguma substância…
Vamos Conversar?


Este artigo foi sugerido na nossa Página no Facebook pela Andrea Saraiva. Muito obrigada por participar Andrea  😉

Para que serve um Psicólogo?

Tempo de Leitura: 2 minutos


“Psicólogo é coisa de doido!”. “Psicólogo é frescura!”.
Você já deve ter ouvido e talvez até dito, ou, pensado isso. Muita gente realmente pensa, o que é uma pena.

Geralmente estas pessoas não conhecem o trabalho feito por este profissional.

A psicologia em si consiste em entender o que acontece com as pessoas e como elas funcionam.

Na clínica, o objetivo é entender como suas histórias de vida influenciam em quem elas são hoje. O que elas pensam e por que pensam, o que elas sentem e por que sentem, como e por que se comportam da forma que se comportam.

Também tenta compreender como tudo isso atinge diretamente a vida destas pessoas, em suas escolhas, sua qualidade de vida, em seus sofrimentos, suas doenças, seus relacionamentos, sua saúde,  e todos os outros aspectos da vida.

Existem muitas coisas que acontecem que não entendemos por que, e, também muitas coisas que fazemos que não sabemos por que continuamos fazendo.

Tem coisas que não conseguimos resolver e entender sozinhos.

Buscar o serviço deste profissional não é uma vergonha, como muitos pensam. É preciso coragem para isso.

Costumo dizer que os corajosos reconhecem suas limitações, os demais fingem que nada acontece. Mas, continuam sofrendo sem entender de onde vem toda a dor e o que fazer para mudar isso.

A sensação de se conhecer, de entender certas coisas e atitudes, de perceber porque não estamos sendo felizes, é indescritível. É ser cada vez mais dono de si mesmo, de suas emoções e de sua vida.

Existe poder em você para mudar a sua história, basta entender o que está errado, e o que fazer para alterar isso. É o psicólogo, o profissional treinado para te ajudar.

Se você não está contente com a sua vida, se está sofrendo, doente, se não está feliz com suas decisões e para onde a sua história está caminhando, procure um psicólogo.

Vamos conversar?