Eu tenho inteligência Emocional?

Tempo de Leitura: 04 minutos


Falamos um mês sobre a nossa Inteligência Emocional, mas como saber se você tem ou não?

Separei algumas características que vão apontar como está o seu desenvolvimento desta habilidade.

Características:

  • Capacidade de identificar suas emoções quando elas acontecem e nomeá-las

Dar o nome exato vai te ajudar a lidar da forma correta com a emoção. Perceber o momento em que se iniciou te ajuda a identificar qual situação mexeu com você. Tudo isso te dá recursos pra você administrar melhor suas emoções.

  • Ter empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de uma outra pessoa. Ela demonstra sua maturidade emocional, pois quando desenvolvemos isso não focamos só nos nossos interesses, mas conseguimos pensar no outro e em como ele se sente.

  • Controlar impulsos

Este é um dos sinais mais claros da maturidade e inteligência emocional. Se você não consegue controlar o que pensa, diz, ou sente, vai agir impulsivamente. Geralmente muitos arrependimentos acontecem depois, porque você agiu sem pensar e as consequências não foram medidas.

  • Conhecer suas características mais fortes e as mais frágeis

Todos têm pontos fortes e fracos, mas saber quais são os seus é um grande passo para o autoconhecimento. Esta é a capacidade de saber quais são as suas qualidades, os seus defeitos, no que você é bom e ruim, do que gosta e o que não suporta.

  • Desenvolver a capacidade de entender as emoções das outras pessoas

Assim como na empatia, para entender as emoções dos outros, nós precisamos tirar o foco de nós mesmos e prestar atenção em quem está ao nosso redor. Perceber quando alguém está triste, feliz, com medo, ansioso, irritado… é fundamental para um bom relacionamento e sinal de maturidade emocional.

  • Conseguir dizer “não” e “sim” na hora certa e de acordo com os seus limites

Todos têm limites e conhecer os seus é essencial. Aprender a dizer “sim” e “não” é se preservar e respeitar estes limites. Ao contrário do que se pensa, muitas vezes, o “não” pode ser bom e o “sim” pode ser prejudicial.

  • Saber perdoar aos outros e a si mesmo

Saber relevar o que passou e seguir adiante é importante para administrar bem as emoções, mas também é uma ótima forma de você cuidar da sua saúde mental. Algumas pessoas carregam o passado junto com elas e esquecem do presente e futuro. Isso as corrói por dentro e traz culpa. O que pode adoecer alguém.

  • Cultivar a generosidade

Saber doar também é uma importante característica, pois assim como a empatia e entender as emoções alheias, o foco não está mais em si mesmo, mas no outro. Isso acontece com pessoas que sabem abrir mão de si mesmas em benefício de quem está ao redor. Este desprendimento demonstra crescimento emocional.

  • Reconhecer suas limitações e não buscar a perfeição

Todos temos limitações, como já disse. Por isso, a perfeição não existe. Ela não vai acontecer nem em você e nem no outro. Então é fundamental aceitar isso e valorizar o que se tem de positivo, tanto para você como para as outras pessoas.

  • Saber administrar os “nãos” que recebe

A vida não é feita somente de “sins” e possibilidades. Problemas e situações difíceis de lidar sempre acontecem. Entender e aceitar isso é importantíssimo para levar a vida com mais leveza. Os “nãos” que você recebe possibilitam grandes crescimentos. Nem tudo na vida está a seu favor, mas, é importante aprender com o que é desfavorável, sem esquecer de tudo o que já deu certo pra você.


As emoções são um grande segredo de uma vida com sucesso emocional, financeiro, relacional, profissional, de saúde e de qualidade de vida.

Seja inteligente e aprenda a administrá-las.

Se você percebeu que está difícil se encaixar nestas características me procure para eu te ajudar a entender melhor o que acontece com você e administrar suas emoções.

Vamos Conversar?

Inteligência Emocional no Trabalho

Tempo de Leitura: 04 minutos


A inteligência emocional no trabalho é fundamental para um bom desenvolvimento profissional e social dentro da instituição em que estamos.

Já temos conversado sobre o que é esta inteligência, mas vamos relembrar um pouquinho: ela é a habilidade de administrar da melhor forma possível as nossas emoções.

Sabemos que o ambiente de trabalho desperta diversos tipos de emoção em nós. Pode ser medo, de exercer alguma função nova, ou raiva de algum companheiro que fez algo que não gostamos, ou ainda, felicidade por sermos reconhecidos ou ganharmos uma promoção… as possibilidades são inúmeras.

É na correria do trabalho que sofremos grande desgaste, porque em geral, nos dedicamos muito, passamos por muitos problemas a serem resolvidos, ouvimos muitas cobranças, investimos muito tempo do nosso dia, abrimos mão de coisas importantes e que gostamos de fazer para trabalhar, e a recompensa talvez não seja o que desejamos.

Por isso, é muito comum sentimos mais emoções negativas, do que positivas quando pensamos na nossa vida profissional.

São nestes momentos que a inteligência emocional é fundamental, porque eu preciso saber administrar todas as coisas que me incomodam no meu dia a dia, para que as emoções não atrapalhem o meu desempenho e a minha saúde.

As emoções dos outros

Precisamos aprender a identificar o que temos sentido, quais são os nossos pensamentos, como já falamos em artigos anteriores, assim como também a avaliar o que o outro está sentindo.

Entender as emoções das pessoas nos ajuda a relacionarmos melhor com elas, e também a perceber o que precisa ser feito, e como deve acontecer para que eu as estimule a me ajudarem em minha função, no melhor desenvolvimento para a instituição e também para ajudá-las no que for preciso.

Vemos muito isso em cargos de liderança. Às vezes o líder não consegue ler as emoções de sua equipe e ao invés de incentivar, ele atrapalha o rendimento, relacionamento e desenvolvimento profissional deles e da empresa.

Mesmo que não sejamos líderes, é importante também aprender a administrar a emoção alheia porque ela pode nos abrir portas. Alguém que se relaciona bem com as pessoas tem mais oportunidades de desenvolvimento profissional do que outras.

Administrando as emoções

É importante entender que as emoções surgem por causa de situações que despertam certos pensamentos em nós. Na correria do trabalho não temos muito tempo e talvez nem paciência para identificarmos o que temos pensado.

Mas é fundamental sermos  donos das nossas emoções e para isso precisamos nos conhecer. Saber o que nos afeta e porque isso acontece.

Perceber o que nos deixa furioso, triste, extremamente feliz, com medo… é o primeiro passo para entendermos quem somos e quais são as nossas fraquezas e pontos fortes.

Tudo isso precisa ser bem administrado no trabalho. Podemos usar técnicas para aliviar a pressão, como: praticar esportes, viajar mais, ter hobbies, investir mais tempo em coisas que nos dão prazer, etc.

Mas existem algumas situações que talvez seja difícil administrarmos sozinhos. Se for o caso, talvez seja interessante procurar uma psicoterapia.

A terapia com o psicólogo te dá recursos para você administrar melhor suas emoções e repensar algumas situações que estão te trazendo desconforto, ansiedade, depressão, problemas de relacionamento e desenvolvimento profissional.

Se você estiver com grandes dificuldades no seu trabalho, que envolva ou não suas emoções, entre em contato para trabalharmos estas questões.

Você pode e merece um outro profissional para cuidar de você e te ajudar a alcançar seus objetivos, além de melhorar a sua vida.

 Vamos Conversar?

Inteligência Emocional nos relacionamentos

Tempo de Leitura: 03 minutos


Como já conversamos nos artigos anteriores, a forma como administramos as nossas emoções refletem diretamente nas nossas relações sociais.

Ter inteligência emocional é fundamental para preservarmos nossas relações de forma saudável.

Geralmente nos deixamos dominar pelas emoções e nossos relacionamentos são afetados negativamente. Precisamos mudar isso.

Por que me sinto assim?

Muitas vezes os relacionamentos atuais podem trazer de volta situações que vivemos com outras pessoas, nossa família, nossos pais, amigos…

Por exemplo, posso me sentir muito triste quando alguém grita comigo porque relaciono isso com o fato de que os meus pais gritavam e eu me sentia inadequado para o amor deles, ou que nada do que eu fazia era suficiente…

Ou então, um amigo me deixa esperando e eu logo ligo esta experiência com o que eu vivi com meu ex-namorado, que era extremamente abusivo, sempre me deixava esperando também. Isso me deixa muito triste e com muita raiva.

Isso não é uma regra, mas acontece muitas vezes. E quando ocorre esta lembrança das histórias passadas, não percebemos imediatamente. Por isso a importância de refletir sobre a origem destas emoções.

Tudo isso parte da interpretação que temos da situação, do que pensamos sobre ela. Como já falamos nos artigos passados.

Se entendemos que algo nos é ofensivo, podemos ficar tristes ou com raiva. Se tem uma situação muito boa e prazerosa, ficamos felizes. Mas se eu penso que algo é ameaçador, fico com medo. E assim com todas as emoções.

O segredo está em como interpretamos as situações, as pessoas, o mundo e a nós mesmos.

Cuide da sua relação

Quando queremos que um relacionamento dure e seja saudável, muitas vezes precisamos abrir mão de reagir de acordo com o que sentimos, de forma inadequada.

Escolha a forma correta de lidar com as pessoas que fazem parte da sua vida. Sem desrespeitar a você e a elas.

Haja com sinceridade, mas não com grosseria. Entenda qual emoção você está sentindo, de onde ela vem e veja quais são as opções de atitudes que você tem em relação a elas. Exponha tudo isso da melhor forma para preservar seus relacionamentos.

Seja Inteligente

A base de toda relação é o diálogo sincero e respeitoso.

Você pode e deve expôr o que tem sentido, mas faça isso com calma, quando não estiver irritado, escolhendo bem as palavras, tentando deixar claro o que você quer dizer realmente, ouvindo quando o outro tentar falar também

Lembre-se que é um direito seu e te faz muito bem expressar suas emoções, mas elas não são desculpas para você machucar ou agredir ninguém.

Isso vai preservar seus relacionamentos e te ajudar a desenvolver sua inteligência emocional cada vez mais.

Se você tem algum problema de relacionamento e não consegue controlar suas emoções. Entre em contato pra eu poder te ajudar a administrar isso.

Vamos conversar?

Inteligência Emocional

Tempo de Leitura: 03 minutos


A inteligência emocional é a habilidade de administrar as emoções, da melhor forma possível, para alcançar certos objetivos.

É impossível deixar de vivenciar qualquer tipo de emoção, mas podemos administrá-la.

Para fazer isso você tem que saber de onde elas vêem, porque surgiram e escolher a melhor forma de reagir a elas.

 Vou dar um exemplo:

Eu percebo que estou com muita raiva. Identifico que esta emoção veio do fato de eu acabar de ter sido assaltada. E ela surgiu por causa de um pensamento meu a repeito do que aconteceu: “todos os assaltantes deveriam estar presos, é muito injusto eu trabalhar e não ter direito de desfrutar o que conquistei”. A melhor forma de eu reagir a esta raiva é ir na delegacia fazer um boletim de ocorrência, contar aos meus conhecidos que fui assaltada para que eles evitem o local, cobrar dos políticos uma atitude efetiva em relação à violência no meu país, cidade e bairro, fazer um seguro das minhas coisas de agora em diante…

Porque isso é importante?

Identificar a origem das emoções me dá recursos pra agir de forma inteligente sobre elas. Já conversamos sobre isso no artigo anterior.

Quando eu identifico exatamente o que eu estou sentindo, posso escolher como reagir.

Por mais que tenhamos emoções diversas, se não soubermos de onde elas vêem e porque acontecem, nunca conseguiremos fazer escolhas inteligentes.

A  Inteligência Emocional, é o que determina como será o meu relacionamento comigo mesmo, com as outras pessoas, o meu desenvolvimento no trabalho, a minha saúde física, mental e emocional, enfim… a minha qualidade de vida, saúde e relacionamento social.

Administrar bem as emoções é estar no controle das nossas atitudes.

Mas em algumas situações não temos este controle. Por exemplo algo repentino que aconteceu e você precisou tomar uma atitude imediata.

Mas em geral, podemos refletir sobre como agir no nosso dia a dia.

As emoções dos outros

Também faz parte da Inteligência Emocional poder reconhecer e administrar a emoção nas outras pessoas.

Podemos aprender a interpretar o que os outros estão sentindo e reagir da melhor forma a isso.

Por exemplo… se eu identifico que um amigo muito querido está triste comigo por algum motivo, não seria muito inteligente eu brigar com ele por isso. Não seria bom para a amizade e nem para este amigo. A melhor forma, seria eu conversar com ele para entender o que está acontecendo e assim poder ajustar o nosso relacionamento.

Então eu também preciso desenvolver a habilidade de entender as emoções nas pessoas ao meu redor, e isso me ajuda em tudo o que for fazer, seja no trabalho, em casa, nos grupos sociais que eu frequento

O Segredo

Em minha opinião o segredo para escolher como vamos reagir de forma inteligente ao que sentimos é pensar: “Será que se eu tomar certa atitude isso vai melhorar os meus relacionamentos? Vai me trazer benefícios? Vai me ajudar a ser um profissional melhor? Uma pessoa melhor?”

Às vezes é mais inteligente fazer a escolha certa do que “ter razão“. Muitas vezes deixamos o orgulho atrapalhar nossa saúde emocional.

Não seja refém, vivencie suas emoções com inteligência.

Mas se você tiver muita dificuldade em administrar o seu medo, raiva, tristeza, vergonha ou culpa, nós podemos conversar. Não deixe tudo isso consumir você.

Entre em contato!