O que é Ansiedade

Tempo de Leitura: 2 minutos


A Ansiedade é uma emoção humana, mas o seu descontrole desencadeia alguns transtornos. O excesso de ansiedade se manifesta de várias maneiras. Todos os transtornos tem um ponto em comum: o medo intenso de que algo ruim possa acontecer ou se repetir.

As manifestações são específicas de cada tipo, como por exemplo, no estresse pós traumático: a pessoa passa por algum evento que traz ansiedade e teme que este evento possa acontecer de novo. Ela evita passar pelo menos lugar, tem sonhos que a perturbam sobre o que aconteceu, os pensamentos de que o evento vai se repetir ficam martelando na sua cabeça…

A fobia social, faz com que a pessoa não se sinta à vontade para falar em público, tem medo de ser criticada, de errar ao falar com alguém ou de algum fato constrangedor acontecer…

Com o transtorno obsessivo compulsivo, a pessoa teme que se ela não repetir um ritual algo pode dar errado e consequências graves podem acontecer, então ela limpa um lugar inúmeras vezes, fecha a porta várias vezes também, usa sempre a mesma roupa em certas situações, etc…

Como falei acima, os transtornos se manifestam de formas diferentes, mas o que está por trás é sempre um medo irracional e intenso de que algo dê errado.

Tipos de Transtornos de Ansiedade:

  • Síndrome do Pânico
  • Estresse Pós Traumático
  • Ansiedade Generalizada
  • Fobia Social
  • Fobia Específica
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Cada um destas formas da ansiedade se manifestar depende muito da história de vida.

Sintomas da Ansiedade:

Em geral as pessoas ansiosas tem sintomas físicos como: tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, pensamento de que vai morrer, enjoo, dor de barriga, roer as unhas, dentre outros…

Elas também têm manifestações emocionais, como: pensamentos catastróficos de que algo vai dar muito errado e a consequência será devastadora, de que um trauma vai se repetir, que ela não é capaz de lidar com as consequências quando as coisas derem errado…

Veja mais sobre a Ansiedade neste vídeo que eu gravei, com dicas práticas, na segunda parte, para o seu dia a dia.

Dificuldades para lidar com a Ansiedade em geral ou algum outro destes transtornos que mencionei aqui?
Vamos conversar?

Alteração de Humor na Adolescência

       

     Tempo de Leitura: 3 minutos


A adolescência é uma fase muito importante da vida, e dentre outras características a oscilação de humor é um fato para todos os adolescentes.

No nosso cérebro tem uma parte chamada córtex pré-frontal que é responsável também pela inibição de impulsos, o surgimento, processamento e expressão das emoções.

No início da adolescência esta parte do cérebro não está completa e durante este período da vida ela vai amadurecer.

Pela dificuldade em controlar os impulsos, processar e expressar as emoções é que a oscilação de humor é tão fortePor isso é fundamental o diálogo.

A conversa com os responsáveis é imprescindível. É preciso se ter uma boa comunicação e dialogar sobre os diversos aspectos da vida.

É muito comum que os responsáveis, tratem os adolescentes como crianças. Mas isso é prejudicial para o relacionamento na família e para o desenvolvimento deste adolescente em adulto saudável.

A infância é o período em que se deve dizer às crianças o que fazer e impôr limites de forma mais enérgica, já na adolescência não se deve pressionar tanto.

Agora é o momento de focar mais na orientação e sugestão. Claro que em casos muito graves, é preciso limites firmes, mas em outros casos os responsáveis podem orientar, conversar, direcionar e instruir.

Isso demonstra respeito pelas escolhas deles e pela sua pessoa, já que eles estão se construindo como indivíduos.

Outro fator que preocupa muito os responsáveis é a possibilidade do “não”. Antes a criança aceitava a ordem sem muitos questionamentos.

Agora o adolescente não se conforma tão facilmente com ordens que não fazem sentido pra ele. Isso também pode afetar a oscilação de humor.

A possibilidade do “não” é saudável e faz com que eles criem as suas próprias identidades e ideias. É preciso respeitar as escolhas não prejudiciais.

Lembrando que, em casos graves, limites devem ser estabelecidos, pois é entendido como ato de amor, mesmo que haja uma revolta no momento.

Mas também há preocupações importantes com o humor do adolescente, já que a depressão na adolescência é real.

Depressão na Adolescência:

  1. Apatia Constante: falta de energia para fazer atividades que antes eram feitas com prazer. Este aspecto pode ser confundido com preguiça. Preste muita atenção.
  2. Isolamento Social: ficam isolados de amigos e parentes. Em casos de conflitos familiares o isolamento dos parentes se justifica, mas em caso de afastamento dos amigos que já se tinha convívio é um sinal importante.
  3. Humor Depressivo: parece não ter alegria ou prazer de viver. Apresenta uma tristeza muito forte, tédio, indisposição, falta de esperança, choro sem motivo aparente e baixa autoestima.
  4. Alteração de Apetite: comer mais ou menos, e ter mais ou menos fome do que o normal.
  5. Alteração do Sono: dormir por grandes períodos  ou insônia frequente.
  6. Irritabilidade e Instabilidade: mau humor constante, descontrole emocional e explosões de raiva (una este aspecto com os demais para pensar em uma depressão. Não defina uma doença sem sintomas suficientes.)
  7. Uso de Drogas: geralmente usadas para aliviar a dor que a doença traz.
  8. Automutilação: se machucar pode aliviar o sofrimento que a depressão traz, por isso alguns usam como uma forma de desviar o foco da dor emocional para algo físico e menos intenso. Este é um sinal muito importante e não deve ser deixado de lado.
  9. Comportamento de Risco: eles normalmente já adotam atitudes mais arriscadas pela dificuldade em controlar impulsos.
  10. Pensamentos Suicidas: ideias de morte ou tentativas de suicídio. Este também é um sinal muito importante e deve ser investigado.

Em caso de dúvidas procure imediatamente um psicólogo. Investigue qualquer indício de uma depressão e converse, sem pressão, com o adolescente.

Dificuldades em lidar com a adolescência?
Vamos conversar?


Este artigo foi sugerido em nossa Página no Facebook pela Marcela Lemos. Obrigada por participar Marcela  😉

Entenda a Depressão Infantil

Tempo de Leitura: 2 minutos


A depressão pode ter início na infância e é crucial, para a criança, que os pais percebam que é uma doença e precisa de tratamento urgente.

Sintomas da Depressão Infantil:

  • Mudança no humor
  • Notas baixas na escola
  • Ausência de atividades que antes davam prazer
  • Irritabilidade e agressividade
  • Querer estar perto de alguém confiável o tempo todo
  • Fazer xixi ou cocô na cama
  • Tiques
  • Alteração do apetite
  • Machucados frequentes
  • Tristeza e desmotivação
  • Desânimo para brincar e explorar o ambiente
  • Medo excessivo
  • Dificuldade para dormir sozinho
  • Choros frequentes sem  motivo aparente

As crianças deprimidas geralmente são tímidas e não riem muito, preferem ficar sozinhas ou acompanhadas de algum conhecido de confiança e não têm boa autoestima e autoconfiança. Elas também não brincam, não aceitam novos desafios, não buscam conhecer coisas novas.

As causas possíveis:

Alguns fatores podem adoecer as crianças, como: falta de atenção ou carinho, discussões ou separação dos pais, mudanças ou problemas na escola, morte ou perda de alguém ou animal de estimação, mudança de casa, desentendimento com os irmãos, dentre outros.

Estes acontecimentos geram estresse e conduzem ao adoecimento, mas na maioria dos casos tem questões genéticas e hereditárias envolvidas.

O Tratamento:

Assim que estes sintomas foram percebidos a criança deve ser levada imediatamente ao psiquiatra infantil e ao psicólogo para que seja feito o diagnóstico e o início do tratamento.

As psicoterapias feitas pelo psicólogo geralmente incluem sessões de ludoterapia ou terapia infantil e orientação aos pais, cuidadores, escola e a outros ambientes frequentados pela criança.

Para alguns casos mais complexos e graves é necessário medicamento, mas o uso do remédio costuma ser por pouco tempo, porém deve ser feito sempre com o acompanhamento médico.

As complicações pela falta de tratamento podem ser bem graves, como: achar que a vida dela é triste e deve ser assim para sempre, mesmo que os outros possam ser felizes e ela nunca será; prejuízo na escola como notas baixas, desentendimentos com os colegas; maior propensão ao uso de drogas na adolescência e na fase adulta; e todas as outras complicações da depressão em adultos e adolescentes, já que a tendência é que a doença se estenda ao restante da vida, se não for tratada.

Quanto mais rápida a depressão for percebida e trabalhada mais fácil será todo o tratamento e a resolução da doença.

Identificou alguns sintomas em alguma criança conhecida? Precisando de orientação familiar?
Vamos conversar?