Dedique tempo ao seu Casamento

Tempo de Leitura: 2 minutos


Tudo o que é importante merece o nosso tempo e dedicação. O casamento não está fora desta regra.

Algumas pessoas se sentem mais amadas quando passam tempo com seus cônjuges do que com outras demonstrações de afeto, como: presentes, elogios, carinho, ajuda em casa, etc…

O casamento é uma relação que precisa de dedicação constante. Nunca vai chegar o momento em que podemos pensar: “Pronto, agora não preciso fazer mais nada pela minha relação e seremos felizes para sempre”.

Para manter um relacionamento saudável é preciso muito esforço. Requer abrir mão de muitas coisas, e o tempo é uma delas.

Dedicar tempo de qualidade a quem se ama envolve dar atenção ao que é dito, fazer algo que vocês gostem, não fazer outras coisas enquanto vocês estão juntos (como usar o celular, ler ou assistir outras coisas…).

É muito interessante para a relação separar tempo com frequência para vocês estarem juntos, como uma saída semanal ou quinzenal, ou uma viagem por semestre ou ano… um tempo que seja só de vocês dois, sem filhos, sem amigos, sem familiares. Só o casal.

Isso lubrifica a relação, faz com que vocês estejam mais perto um do outro, mais aberto um para o outro e atentos às necessidades de quem se ama.

Estes momentos não precisam necessariamente serem caros, mas não podem ser raros. É preciso que faça parte da rotina do casal.

Idéias para vocês fazerem juntos:

  • Piquenique no parque
  • Assistir um filme juntinhos
  • Passear por uma cidade turística
  • Praticar um hobby juntos
  • Jantar ou almoçar fora
  • Tomar sorvete ou ir a uma lanchonete
  • Fazer uma viagem romântica
  • Ter momentos com surpresas
  • Andar de bicicleta ou caminhar juntos

Para ter tempo de qualidade na relação de vocês a atenção tem que ser somente do cônjuge, então conversem, namorem, façam carinho, deem risada juntos, façam planos…

Esta mudança na rotina vai aproximar vocês, aumentar a intimidade e a satisfação com a relação, vai melhorar o sentimento de estarem sendo amados e vai fazer com que o casamento seja mais feliz, mais saudável, com menos cobranças e insatisfações.

Você está com dificuldades no seu relacionamento? Tem tentado de tudo mas não está dado certo? Precisando de ajuda profissional?
Vamos conversar?

16 respostas para “Dedique tempo ao seu Casamento”

  1. Meu esposo é uma bênção qu Deus colocou na minha vida. Mas me entristeço muito cm algumas atitude dele. Ele não tm tempo pra mim, so pros filhos. Compra algo? É pros filhos. Passeio?filhos sempre juntos. E pq mais me chateia, é que ele sempre fica com olhar bobo. Onde tem mulher? Ele está olhando. De tanto chamar sua atenção? Ele parou um pouco, mas sempre fas isso. As fezes SÓ cm o lugar. Mas consigo ver cada detalhes,. Sou uma pessoa bastante observadora. Ja perguntei se é feliz comigo, se me acha atraente, se sou uma Boa esposa,. Ele diz que sim. ..Sou magra, cabelos longo, morena,e me cuido bastante cm meu corpo. Ja pedi pra ele alimentar o espírito, e não a carne. Ja nos separamos por causa disso. Temos 21anos de casamento. E SEMPRE pergunto se fauta alguma coisa. Mas ele diz que é feliz. Sempre oro peço pra Deus libertar ele desta fraqueza. Mas gostaria de saber oque mais posso fazer?.

    1. Oi Claudia, que bom que enviou a sua dúvida.
      Você consegue conversar sobre isso claramente com ele?
      É importante que você diga pra ele como se sente quando estas coisas acontecem.
      Se você não está feliz, ele precisa saber.
      Talvez procurar um profissional… uma terapia de casal… para acertar estes pontos seja uma alternativa válida pra vocês.
      A princípio eu sempre indico o diálogo, porque é a base de todo relacionamento…
      Talvez ele não saiba que tudo isso te machuca tanto.
      Em relação ao tempo e às crianças, você já tentou propor pra ele um programa só vocês dois?
      Convide ele pra sair e passar um tempo com você. Fazer algo diferente que vocês gostam.
      E se ele aceitar, fale nesta saída, quando estiver um clima agradável, de um jeito bem sutil e sem cobranças, que você gosta de ter este tempo com ele, que pra você isso é importante…
      Talvez ele também não saiba o quanto isso faz falta pra você.
      Dê o primeiro passo, tome a iniciativa.
      Espero que dê certo.
      Quaisquer outras dúvidas você pode me mandar um email em: contato@carlaegidio.com.br
      Eu tentei te enviar um email, mas não consegui.
      Estou torcendo daqui 😉

  2. Meu esposo gosta mais de passar tempo com a família dele do que comigo. Todos os dias ele tem que ir se reunir com os tios,primos na casa da avó/mãe, enquanto eu sempre fico só, pois não suporto mais ir todos os dias pra lá. Tenho me sentido muito triste e se comento ele diz que a culpa é minha pq não quero ir,mais ele não entende que precisamos de um tempo só ele e eu. Não temos isso há 2 semanas,estou muito triste e decepcionada,pq a família dele sempre vem primeiro,mais quando ele fica doente,ou quando passou por cirurgia nem visitar vinham,era só eu e minha mãe para cuidar.

    1. Oi Jornada, me sinto muito grata pela confiança em compartilhar comigo seu problema.
      Talvez seja interessante compartilhar com ele algo que um profissional disse sobre a importância desse momento entre vocês.
      Já ouviu aquele ditado: “santo de casa não faz milagre”? Então… se alguém, além de vc faz essa colocação, talvez seja mais fácil de entender.
      Você pode enviar esse artigo pra ele ou então pegar um vídeo no Youtube em que se fala sobre isso.
      De qualquer forma, me siga lá no Instagram @psicarlaegidio pra gente poder bater um papo melhor sobre isso.

      Volte sempre, você é muito bem vinda aqui no site 😀

  3. Tenho 4 anos de relacionamento e dois meses de casada. Meu marido tem um filha fruto do outro casamento anterior. Porém até hoje ele não contou para a filha que somos casados. Quando namorávamos ele falou para a filha, ele disse que ela ficou revoltada e que me odeia. Mas ela nunca me viu e nem sabe como sou. O que me chateia é que ele nunca passa um final de semana comigo, somos casados de segunda a sexta feira, sábado e domingo ele vai para casa da mãe, que mora sozinha, e ficar com a filha. A filha tem 13 anos e ele faz todas as vontades dela. Já conversei com ele a respeito, disse como me sinto ele disse que iria mudar que me ama, que é louco por mim, mas até agora nada, sempre faz as mesmas coisas. Me sinto sozinha, eu o amo mas sofro com isso. O que faço para mudar isso? Alguém pode me ajudar?

    1. Oi Shirley, como vai?

      Não faz sentido esconder um casamento. Realmente se ela não tiver contato com você, como poderá te conhecer e então quebrar essa barreira entre vocês?
      Talvez seja interessante propor algumas saídas para lugares que ela goste para tentar se aproximar.
      Ir na casa da sua sogra junto com ele.

      Talvez seja interessante convidá-lo para algumas sessões de psicoterapia em casal ou até mesmo em família.

      Espero que as coisas se resolvam bem por aí.

      Um super abraço!

  4. Meu marido não entende que eu sou de tempo de qualidade. Agora resolvi lidar de outro jeito. Vou ter meu tempi de qualidade fazendo isso com ele. Não vou mais exigir que ele tome iniciativa. Me sinto um pouco insegura mas vou em frente. Meu casamento começou agora faz apenas 3 meses. E ja estou com ciúmes dos status do watts serem mais legais do que nossas conversas… Isso machuca. Mas enfim! Vou dar meu melhor!

    1. Oi.

      Você já foi clara com ele? Já explicou como se sente? Isso é muito importante!
      Uma outra coisa para si pensar é a seguinte: não deixe toda a sua socialização para o seu marido, tenha outros relacionamentos como amigos, familiares, conhecidos. Para você não adoecer.

      Invista na comunicação no seu casamento. Tenho outros artigos aqui falando sobre isso. Vai ser bem importante.

      Em ultima instância, tem-se a psicoterapia de casal, caso você julgue necessário.

      Espero que as coisas se resolvam bem por aí.

      Um super abraço!

  5. Sou casada há 19 anos + 8 anos namoro. Até os 5°ano casamento aparentemente tudo normal, porém ele me deixava muito sozinha pra participar de torneio de tênis aos finais semana . O prazer dele ara aparecer com um troféu no domingo. Mais nunca eu era inclusa.
    Tive 2 abortos espontâneos sofri bastante até que descobri uma traição com uma colega de trabalho, fiz um escândalo fui atrás da moça, mais burra e apaixonada resolvi dar uma 2a chance. Passado 1ano engravidei pela 3a vez da minha filha mais velha. Qdo ela tinha 1 ano tive outro aborto. Minha veio pra casa cuidar de mim passei por curetagem e ele seguia jogando como se eu não existisse. As brigas eram constante e sempre o mesmo discurso , que ele precisava de um lazer pqe trabalha muito.
    Engravidei pela 5avez da minha filha caçula. A diferença de 1 pra outra é 2anos e meio. Eu trabalhava com ele qdo nasceu minha 1a filha , depois optamos por cuidar das meninas.
    Agora elas já tem 12 e 10 anos. Vivo na função de maeTorista. Nossa vida como casal é bem morna , sexo só qdo eu insisto muito. Essa semana reclamei que estava me sentindo muito sozinha, sem diálogo, meu pai faleceu há 8 meses e as vezes ainda tenho uns picos de tristeza. Ele fica bravo qdo me vê chorando. Temos 45 anos porém ele as vezes pensa como um idoso. Final semana não quer sair. Aí vou com as meninas em shopping. As vezes saímos umas mães da escola delas com os filhos.
    Agora ele fica tentando transferir um problema dele pra mim. A libido dele é baixa . Qdo cobro fala que eu sou brocha , que qdo vem deitar eu já estou dormindo. Mais sempre durmo tarde e ele vem mais tarde ainda.
    Estou com várias dúvidas
    Acho que perdeu o tesão por mim
    Já pensei até será que não gosta + mulher sei lá
    Talvez tem outra(o) pqe fica + 20 dias sem sexo, se não cobro já chegou 2 meses
    Sempre o mesmo discurso que está com muitos problemas no trabalho, que sou brocha (já comprei até uns óleo, uns brinquedos, lingerie sem renovando ele com a história que eu durmo 1• . Mais qdo quer já me acordou de madrugada.
    Pensando em separar porém as crianças são uns grude com ele. Aí pra não ver elas sofrendo vou levando.

    Me ajude por favor

    1. Oi Jacqueslayne, boa noite!

      Você é muito nova, isso é fato! Hoje os 40 são os novos 30 rsrsr. Tem muita água para rolar embaixo dessa ponte.

      Você já propôs terapia de casal?

      Se ele sempre joga a responsabilidade em você é difícil construir mudanças, pois só muda, quem reconhece que precisa.
      Mas não é impossível. A Psicoterapia realmente pode fazer muitas coisas boas.

      De qualquer forma, ele topando, ou não, você é importante. Você importa e merece investir em si mesma.
      Procure ajuda profissional para te ajudar a pensar melhor no que fazer e em como lidar com esta situação.

      Se quiser minha ajuda, envie um contato e podemos juntas trilhar essa jornada, através da Psicoterapia.

      Um grande abraço!

  6. Quanta tristeza senti lendo tudo isso! Como dói se sentir sozinha. Meu companheiro tem dois filhos que moram juntos 13/9 e sempre estou sozinha. Aliás, agora estou sozinha escrevendo aqui, lendo esta matéria. Já distuci, já briguei e todas as vezes ele se estoura, diz que peguei implicância e que jamais irá mudar o jeito com os filhos por mim e nem por ninguém. Única hora que paramos juntos é arrumando o almoço ou na hora que eles dormem fora isso não tenho atenção. Estou cansada e quero desistir!

    1. Oi! Boa noite!

      Obrigada por compartilhar sua dor aqui neste espaço. Obrigada pela confiança.

      Realmente se sentir sozinha em uma relação é super desgastante.

      Você leu o artigo com ele ou já mandou outros artigos e vídeos falando sobre o assunto? Isso pode aumentar a percepção dele sobre a situação de vocês.

      Algumas pessoas são criadas assim em suas famílias nucleares, e acham que é assim que se constrói um casamento.

      Não é fácil se relacionar com alguém que têm filhos, mas é importante que você também entenda que eles fazem parte da vida do seu companheiro, não compita com eles. Porém, é importante que você também tenha espaço, não é mesmo?

      As diferente relações não se anulam, mas se complementam.

      Mas se você quiser uma Profissional para te acompanhar nessa jornada, entre em contato e vamos marcar sua sessão.
      A Psicoterapia pode te ajudar a lidar melhor com a situação.

      Espero que vocês se ajustem por aí.

      Um grande abraço! <3

  7. Olá,minha esposa é tudo que pedi a Deus..
    Mas hoje ela tem uma Ong e além disto é advogada nos somos pastores..
    E ela quase não tem tempo pra mim dia todo noite toda se tiver acordada e a cedinho se levanta para cuidar ong.sei que é o sonho dela mas não teria tempo para tudo ?
    E quando chega noite tdo que ela quer é dormir pois está exausta ..
    Isto tem me vonsumido por dentro me sinto feio sem prioridade um algo supérfluo.

    1. Olá! Obrigada por compartilhar um pouquinho da sua história conosco.
      É importante falar para a sua esposa como você se sente.
      Vocês já tiveram essa conversa?
      Vale a pena sentarem juntos e organizar algumas datas e momentos para estarem dedicados um ao outro.
      Converse com ela, com carinho e caso perceba que precisam de ajuda, uma Psicoterapia de Casal pode ser muito útil.

      Um super abraço! Espero que vocês se reencontrem.

  8. Toda vez que meu esposo ta comigo ele so fala de trabalho ou está bo celular vendo videos, trabalhamos durante o dia quando chegamos ele vai pro computador trabalhar e ali ele esquece da vida.. ando muito chateada já conversei mais nunca chegamos a lugar algum sempre brigamos.. essa ultima vez ele disse que quando ele tem que fazer algo ele so para quando terminar mesmo que precise virar noite na frente so computador…e que ele nao vai mudar mesmo que isso custe o casamento dele..

    1. Oi Luciana, boa noite. Obrigada por compartilhar a sua história aqui.

      Querida, eu nem imagino como tudo isso deve doer para você, mas talvez seja importante se perguntar até quando você está disposta a continuar com alguém que não está dando o mesmo valor ao casamento, que você.

      Veja, errar, todos erramos, mas buscamos acertar, nos corrigir e melhorar. Porém, ele já deixou claro as prioridades dele.

      Se ele não entende isso como um problema talvez haja algumas opções, como por exemplo: você aprender a conviver com isso; tentar uma Psicoterapia de Casal para ver se ajuda vocês; ou até mesmo a separação.

      A questão não é ele não trabalhar, não é mesmo? Mas viver a vida com equilíbrio e entender que você e seu casamento também são importantes.

      Luciana, mesmo que ele não queira a Psicoterapia, sugiro que você busque por você. Seu fardo deve estar pesado e cansativo.

      Se quiser marcar sua sessão, entre em contato e vai ser um prazer poder te ajudar a carregar a bagagem.

      Espero que as coisas melhorem por aí.

      Um grande abraço! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *